terça-feira, 9 de julho de 2013

EVIDÊNCIAS DA MESSIANIDADE DE JESUS EM JO 8: CONCLUSÃO

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um encontro com o Senhor Jesus sempre traz consequências. Ninguém encontra-se com Jesus e fica imune à sua influência. Houve os que fugiram, os que se indignaram com ele, os que creram. Mas nunca houve indiferença, porque ele mesmo afirma que quem não é por ele, é contra ele (Lc 11:23 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha).
Aquela mulher chegou naquele lugar praticamente morta. Aquela mulher chegou naquele lugar contando os minutos para tomar a primeira pedrada, talvez orando pedindo que a primeira fosse no meio da testa, para que lhe acontecesse como Golias, caindo desacordada e não vendo ou sentindo mais nada.
Mas depois que Jesus perdoa aquela mulher, ele lhe diz algumas palavras mais. Além do “nem eu te condeno” ele lhe diz ainda “vai”. Ela estava livre. Ela não devia mais nada, ela podia ir embora, ali não havia mais ninguém para acusa-la ou apedrejá-la. Ela estava livre. Não há mais débito a ser pago, não há mais crime pelo qual fosse condenada. Ela podia ir, cuidar da sua vida, da sua casa, dos seus familiares. Mas não é apenas “vai”. Ele diz um pouquinho mais. A liberdade em Cristo não deve ser confundida por licença para a libertinagem (Jd 1:4 Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo) como se a graça de Deus fosse licença para pecar (Rm 6.1-2 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?).
Ele diz “Vai e não peques mais”. Vai, e procede diferente. Vai e age como uma mulher arrependida, restaurada, renovada, transformada, purificada e perdoada. Vai e age como alguém que foi convertida, transformada (At 26.20 ...mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento). Vai e age como alguém que é grata a Deus pelo perdão obtido. Vai, e age diferente.
O apóstolo João, relator deste episódio, diz que tudo o que ele escreveu, todos os relatos, tinham um único objetivo: levar os seus leitores a uma nova atitude para com o Senhor Jesus. Levar os seus leitores a uma atitude correta diante de Cristo, levar os seus leitores à única atitude aceitável, que é ter fé no filho de Deus e crendo nele, serem (Jo 20.30-31 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome).
João relatou este julgamento da mulher adúltera não para falar dela, tanto que seu nome é omitido. Ele também não queria falar dos fariseus, mas ele queria que nós percebêssemos, que nós soubéssemos que Jesus é aquele que pode perdoar pecados e restaurar vidas (At 2:38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo).
Nós já sabemos quem é Jesus. Os fariseus souberam quem era Jesus. Os escribas também tiveram este conhecimento. Aquela mulher soube quem era Jesus naquele encontro. A multidão e os discípulos souberam quem era Jesus. É possível que você já tenha tido uma experiência com esta graça misericordiosa de Jesus, com aquele que conhece os nossos corações e é capaz de julgar retamente, sendo poderoso, inclusive, para nos perdoar os nossos pecados, mas permanece uma indagação, como estamos nós agindo à partir deste conhecimento, desta experiência de conhecermos Jesus como o messias, como o enviado de Deus? Que posicionamento nós temos tido em relação ao messias?
João relata algumas reações: alguns judeus se envergonhavam, outros fugiam, outros resistiam, colocando-se como opositores de Jesus, odiando-o. E vamos encontrar alguns, poucos é verdade, uma minoria, crendo em Jesus, recebendo-o como Senhor e reconhecendo neles o salvador e foram feitos filhos de Deus (Jo 1.11-13 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus). Alguns reconheceram que não há salvação a não ser em Jesus Cristo (At 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos).
Alguns entenderam que o único meio de ganharem a sua vida era perdendo-a, isto é, entregando-a nas mãos do Senhor (Lc 17.33 Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará). Aquele encontro com Jesus, para aquela mulher, num momento de extremo desespero, foi importantíssimo. Ela teve a sua vida salva, transformada, restaurada.
E você já teve um encontro restaurador com Jesus? Já teve um encontro com este Jesus que conhece o seu coração, com este Jesus que julga retamente, com este Jesus que, mesmo sabendo que você é pecador diz-lhes vai e não peques mais. Você já teve um encontro com este Jesus? Não o Jesus da filosofia, ou da tradição, mas com o Jesus que olha nos seus olhos, que lhe diz para ir a ele e descansar (Mt 11:28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei)?
Quero te convidar a perguntar para si mesmo duas coisas:
I. Você já se encontrou com Jesus? Não importa como você chegou a encontra-lo. Se foi por causa de seus pais, dos cônjuges, do namorado ou namorada? Se foi um amigo que insistiu demais e você teve que ir para não decepcioná-lo. Lembre-se que aquela mulher não queira estar lá de jeito nenhum. Era o último lugar onde ela desejaria estar naquele momento. Não importa o motivo. Você já teve um encontro com Jesus?
II. Este encontro ocasionou que transformações na sua vida? Não adianta você dizer que já teve um encontro com Jesus se continua agindo do mesmo jeito, indo aos mesmos lugares, falando as mesmas palavras, tomando as mesmas atitudes. Você já teve um encontro transformador e restaurador com o Senhor Jesus? Esqueça tudo o mais e olhe para Jesus, só para Jesus, o autor e consumador da fé (Hb 12:2 ...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus) e peça para ele derramar da sua graça e misericórdia transformando o seu viver.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL