segunda-feira, 3 de junho de 2013

III. O EVANGELHO REVELA O HISTÓRICO AMOR DO DEUS ETERNO [I Co 15.1-19]

O EVANGELHO É A ELEVAÇÃO DO HISTÓRICO PARA A ETERNIDADE
Os homens, numa perspectiva meramente material, não tem qualquer expectativa além da morte. Assim, é normal e natural esperar que um ímpio proclame que vai comer, beber, e esperar a morte [I Co 15.32: Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos]. Este é o pensamento do homem natural, ele sente-se como um simples animal em meio a outros animais [ainda que se considere mais evoluído, um ser racional e outros adjetivos, mas, ainda, um mero animal].
O normal para a Igreja, para os crentes era que eles cressem na vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus.
11 Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.
Mas havia alguns que estavam entrando na Igreja e dizendo para eles que Cristo não havia ressuscitado, ou, mais sutilmente, que não haveria ressurreição de mortos coisa nenhuma.
Paulo chama os coríntios a pensarem no que eles creram à partir da pregação dele e de outros apóstolos. Diante dos pregadores de heresias, Paulo convida os coríntios a pensarem sobre o assunto. Se Cristo não ressuscitou - e havia mentirosos dizendo que Cristo não ressuscitou - quais as consequências para a fé cristã?
Observe como uma coisa pequena pode ter enormes implicações. Não é o que se diz, mas o que está por trás do que é dito que pode causar enorme dano [Ec 10.1: Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia].
Se alguém acreditar que não existe ressurreição, não existe ressurreição de Cristo, e, por conseguinte, inexiste a ressurreição dos santos, da Igreja. E a existência da própria Igreja é inútil, porque quem crê em Cristo segundo as Escrituras, e elas atestam da ressurreição, estaria crendo em vão. E, crendo em vão, se reúnem para adorar alguém que não ressuscitou em vão, porque este não pode ouvir nem atender. Estariam certos aqueles que adoram um Deus pregado em uma cruz. A existência da igreja seria inútil deste ponto de vista.
12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
13 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou.
14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; 15 e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.
16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18 E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL