quinta-feira, 13 de junho de 2013

MINHA IDENTIDADE ECLESIOLÓGICA

Este texto é um resumo e uma elaboração diferenciada de um texto maior, publicado no blog, sob o título “Pastoreando uma Igreja que já não existe mais”, e a pedido do Rev. Davi Charles Gomes precisamos escrever um paper tendo, praticamente, os mesmos parâmetros, todavia, com reconsideração de algumas das perspectivas originais, percebendo sua aplicabilidade prática e os resultados dela decorrentes, dentro de três perspectivas de identidade: Confessional, Denominacional e Pessoal.
Talvez este seja o texto mais “pessoal”, “profundo” e “analítico” a meu respeito, como pessoa e como ministro do evangelho do Senhor Jesus - ministro deste evangelho dentro da Igreja Presbiteriana do Brasil.
IDENTIDADE CONFESSIONAL
Toda identidade precisa de um norte [base ou norma], e esta está nas Escrituras Sagradas, texto normativo que deve ser recebido, conhecido e obedecido como regra absoluta daquilo que se deve crer e que serve de trincheira para rejeitar o que não se pode crer. Não há ministério cristão que não esteja fundamentado nas Escrituras e sua autoridade absoluta. Para crer o que se deve crer existe a necessidade de conhecer bem e profundamente o que já foi revelado e capacita a dizer “não” diante de inovações tanto extra quanto antibíblico, porque apenas a bíblia é fonte absoluta e jamais obsoleta de autoridade para o seu ser e o seu crer, não relegando a bíblia a uma era estranha e passada. Esta bíblia tem sido explicada através de documentos, humanos, reconhecidos como adequada explicação das Escrituras - aos quais chamamos de Símbolos de Fé: Confissões e Catecismos de Westminster [Maior e Breve], acrescidas dos Credos, aceitas pelos cristãos reformados como autoritativos e normativos ressalvando que sua autoridade e normatividade sustenta-se primariamente nas Escrituras Sagradas. A Igreja deve submeter sua consciência a tais documentos, e isto é lícito porque estes expressam da melhor maneira possível e com alto grau de fidelidade o conteúdo das Sagradas Escrituras. Este compromisso do cristão com a Palavra, mormente do ministro e meu como ministro, requer fidelidade na vivência e no anúncio de todo o conselho de Deus, em dependência do Espírito e desconsiderando custos temporais daí decorrentes.
IDENTIDADE DENOMINACIONAL
Identidade denominacional refere-se ao “onde” e, ainda, “com quem” se vai viver os princípios nos quais se crê e onde eles são vividos, são aceitos como normativos, ainda que, em muitos casos e num espectro mais amplo, isso seja teórico. É onde há identificação com outros que possuam a mesma visão e onde, junto com seus pares, é possível desenvolver com fidelidade o ministério para o qual se foi vocacionado e onde a vocação é estimulada e reconhecida, ainda que muitas vezes o seja com duros embates dentro da própria denominação, e isto deve ser visto, no mais das vezes, que é ferro afiando ferro, é preparo para embates ainda mais duros e para que, assim preparado, resulte em maior utilidade como ministro cristão. Dentro desta denominação, com erros e falhas por ser uma instituição humana, encontra-se outros que caminham junto, aos quais considera-se iguais e aos quais, em circunstâncias especificas, há submissão de maneira voluntária por reconhecer neles ministros do Senhor. Esta submissão é fruto da convicção de que aqueles aos quais se submete estão, primariamente, submissos às Escrituras e aos símbolos de fé. É uma submissão voluntária, uma submissão fruto de uma transformação interior subjacente, fruto da ação do Espírito Santo na vida da sua Igreja.
IDENTIDADE PESSOAL
Tem a ver com a maneira que se expresso as próprias convicções de fé, convicções doutrinárias e ministeriais, ou, dito de outra maneira, sobre o que se é na comunidade na qual está inserido, reconhecendo duas coisas: a fraqueza [pessoal e dos seus semelhantes] e a força daquele que coloca cada cristão neste caminho. Lembrado sempre pelas palavras de Micaías, diante dos reis Acabe e Josafá: “Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei” [I Rs 22.14]. Estas convicções não devem ser exercidas com aspereza ou aridez, mas como fruto do amor a Deus, à sua Palavra, às pessoas que formam a instituição, pois pessoas são mais importantes que instituições, ainda que instituições sejam formadas por pessoas. É sempre difícil reconhecer falhas, reconhecer que às vezes se é o que não deveria, e que ainda não está onde deveria estar. Ainda há para onde ir, ainda há alvos a serem atingidos, e são elevados porque propostos por aquele que é altíssimo. Sei que o único caminho é o da submissão à Palavra de Deus, é amar e ao mesmo tempo submeter-se à Igreja do Senhor  e suas formas de expressão, porque parte dela.

Como ministro e cristão sinto o doce peso da responsabilidade de apresentar a fé àqueles que sejam colocados pelo Senhor na minha área de vivencia [Igreja, família, lazer] no contexto sociocultural local - mas sempre com a fidelidade exigida e ao custo que o Senhor pedir.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL