segunda-feira, 3 de junho de 2013

O EVANGELHO REVELA O HISTÓRICO AMOR DO DEUS ETERNO [I Co 15.1-19]

O VERDADEIRO EVANGELHO PRODUZ ESPERANÇA
19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Mas Paulo diz que não, que não é assim, afirma que o evangelho nos traz a certeza da veracidade da Palavra de Deus. O que é a fé senão a certeza, a confiança, a convicção de que a Palavra de Deus é verdadeira, de que ela é confiável. A fé é a confiança nas verdades reveladas, nas verdades provadas [Hb 11.1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem]. Quando nós olhamos para o passado vamos ver o cumprimento de todas as promessas de Deus sendo cumpridas em seu tempo. E ainda há promessas que ainda serão reveladas para nós, que estão preparadas ainda serão provadas por nós [I Co 2.9: ...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam].
Mas todas as que Deus diz que ocorreriam ocorreram, nunca falharam, nem uma sequer. Há promessas extraordinárias, como a determinação do lugar onde o salvador nasceria. Ou a promessa feita por Isaias de um rei ímpio que nasceria mais de um século depois e que encerraria o cativeiro que estava às portas. A palavra fala do escárnio sobre Jesus, e de que pessoas lançariam sortes sobre a sua roupa. Ela fala que seu corpo seria colocado em um túmulo que jamais tinha sido usado por outra pessoa, e que seu corpo não veria corrupção, isto é, não entraria em contato com outros mortos nem se deterioraria.
A Palavra fala que o evangelho chegaria aos confins da terra, e chegou. Nenhuma promessa de Deus caiu no vazio, e o evangelho é a confirmação, a autenticação das promessas de Deus. É Deus dizendo: eu prometi, eu vou cumprir [Nm 23.19: Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?]. Quando nós olhamos para este texto em que Paulo fala que Jesus de fato ressuscitou e que nós também ressuscitaremos [I Co 15.52: ...num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados] é o Senhor nos dizendo que nós podemos crer, que não devemos deixar que nossa fé desfaleça pois nós também ressuscitaremos. Não devemos deixar que sejamos desfalecidos com falsos mestres e heresias - nossa porta e coração deve estar fechada para estes falsos mestres, mesmo que pareça apenas um folhetinho, um livrinho interessante ou inofensivo.
Veneno não é inofensivo. Uma gota de arsênico é sempre uma gota de arsênico - e eu tenho certeza que nem você nem ninguém toma arsênico por educação para com alguém que está lhe oferecendo o veneno. Não se trata de educação, mas de tolice. Não é sinal de educação tomar veneno que alguém te ofereça. Por que então tomar veneno espiritual? E a Igreja de Corinto estava recebendo grandes quantidades de veneno, acalentando em seu meio os inoculadores de heresias.
O evangelho não veio para tirar a nossa esperança. Imagine você cheio de felicidade e um pregador diz que sua alegria é inútil porque você vai virar pó. Que você morrerá, será enterrado, apodrecerá e voltará a ser apenas pó. Que não há vida eterna, que não há ressurreição, que não há nada além da morte.
Há motivo para nós nos alegrarmos. O evangelho nos diz que um dia nós habitaremos no reino celeste, num reino de gozo para todos aqueles que creram e crerão no Senhor Jesus. O evangelho é a história da manifestação da glória de Deus aos homens. O evangelho é a graça manifestada sobre as nossas vidas. O evangelho é a certeza de que um dia nós habitaremos com o Senhor no seu reino glorioso, naquele lugar, naquela morada celeste que ele preparou para nós [Tg 2.5: Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?].
O escritor do livro dos provérbios afirma que Deus dará para os justos uma terra abençoada. Os justos herdarão a terra, os mansos habitarão nela [Pv 2.21: Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela]. Os que creram no Senhor habitarão em novo céu e nova terra. Isso é evangelho, evangelho que os coríntios estavam correndo o erro de deturpar, fazendo-os descair da firmeza e abandonar a esperança porque era um falso evangelho que lhes estava sendo apresentado e que eles estavam começando a receber.
O evangelho é a historia da manifestação da graça de Deus nos desarraigando deste mundo perverso para o seu reino celestial.
Qualquer outro evangelho que você acalente em seu coração não vale a pena, somente o evangelho da graça de Deus em Cristo Jesus vale a pena. Somente por este evangelho e a este Cristo vale a pena entregar a sua vida, porque ele morreu por você, ressuscitou e está à direita de Deus todo poderoso intercedendo por você.
Um Jesus que não está pregado em uma cruz, mas que pode te dar um abraço e dizer: filho meu, venha para mim, eu sei que você está cansado, eu sei que você está sobrecarregado, está com fome e com sede. Venha que eu te darei descanso, te darei alívio, vou saciar as suas necessidades mais urgentes e mais essenciais.

Venha que eu farei o que só eu tenho poder para fazer: satisfazer o seu coração que anseia por paz, por aceitação, por vida. Venha, porque eu  não apenas tenho, mas sou a vida que você anseia.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL