sábado, 1 de junho de 2013

UM POVO MULTICONECTADO - PALESTRA DE ABERTURA DO CONGRESSO SINODAL DE UPAS DO TOCANTINS



UM POVO MULTICONECTADO
Os estudiosos, especialmente os da área de antropologia, definem a atual geração como a  geração X ou Y. Alguns preferem o grego Y, para simbolizar uma pessoa capaz de realizar múltiplas tarefas.
É a geração que vê um vídeo, ouve uma música, lê e ao mesmo tempo escreve uma mensagem ou e-mail - e em alguns casos ainda responde quando o pai ou a mãe falam alguma coisa.
Estes estudiosos não conseguem definir se isto é um avanço ou um problema, especialmente porque não tiveram ainda tempo para analisar todos os efeitos deste fenômeno multitarefa - exceto o de que esta geração é cada vez mais específica, isto é, o curioso efeito contrário em que focam seu desenvolvimento em apenas uma área em detrimento de um crescimento mais amplo e diversificado.
Esdras relata que os israelitas também haviam se tornado um povo multiconectado. Só que, para ele, não havia dúvida de que isto era um mal. É óbvio que o contexto é tecnologicamente diferente, mas será que é essencialmente diferente?
O sábio Salomão afirma que não há nada de novo debaixo do sol [Ec 1:9-10: O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós].

1 Acabadas, pois, estas coisas, vieram ter comigo os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se separaram dos povos de outras terras com as suas abominações, isto é, dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,
2 pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e, assim, se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras, e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.
3 Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito.
4 Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu permaneci assentado atônito até ao sacrifício da tarde.
5 Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as vestes e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o SENHOR, meu Deus,
6 e disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face, meu Deus, porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa cresceu até aos céus.
7 Desde os dias de nossos pais até hoje, estamos em grande culpa e, por causa das nossas iniquidades, fomos entregues, nós, os nossos reis e os nossos sacerdotes, nas mãos dos reis de outras terras e sujeitos à espada, ao cativeiro, ao roubo e à ignomínia, como hoje se vê.
8 Agora, por breve momento, se nos manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem e para dar-nos estabilidade no seu santo lugar; para nos alumiar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão;
9 porque somos servos, porém, na nossa servidão, não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós a sua misericórdia, e achamos favor perante os reis da Pérsia, para nos reviver, para levantar a casa do nosso Deus, para restaurar as suas ruínas e para que nos desse um muro de segurança em Judá e em Jerusalém.
10 Agora, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos,
11 que ordenaste por intermédio dos teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir é terra imunda pela imundícia dos seus povos, pelas abominações com que, na sua corrupção, a encheram de uma extremidade à outra.
Ed 9.1-11
HUB MULTIPLATAFORMA
Minha fonte, meu ponto de partida, é a Palavra de Deus. Sem ela o meu sistema não roda, dá bug. Todos nós sabemos que qualquer sistema computacional tem um código fonte sobre o qual seus comandos, por mais simples que possam parecer para um utilizador externo, precisam estar rigorosamente de acordo. Eu sou um utilizador externo. Tenho que me adaptar aos comandos estabelecidos pelo programador, tenho que me submeter às normas do criador do programa.
Israel tinha tido problemas, graves problemas, a ponto de ter sido necessário formatar tudo novamente, deixando apenas uma base [Is 6.13: Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco]. Estamos olhando para uma nova instalação, e verificamos que há alguns problemas em curso.
Esdras percebe estes problemas, e o primeiro deles logo se destaca: Israel queria estar conectado a várias fontes de alimentação de dados ao mesmo tempo. Estava tentando instalar programas do DVD, bluetooth, memory card, pen-drive, HD externo, internet, intranet, etc... e tudo isto ao mesmo tempo.
Israel havia estabelecido alianças com 8 povos diferentes, 8 tipos diferentes de alianças com seus rituais específicos e consequências diversas. Na organização social antiga um casamento era o estabelecimento de laços de parentesco e comunitários.
Como um povo que deveria ser absolutamente diferenciado dos demais [Lv 20:26: Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.] poderia continuar a sê-lo se possuía laços de familiaridade com estes mesmos povos, e, portanto, precisava participar dos costumes e festas de outros povos, todos pagãos, todos sob a condenação de Deus.
Israel não via mal algum nesta multiconexão. Mas Deus percebia a coisa diferente, e Esdras mostra que esta ação do povo indicava que eles estavam se misturando com os demais povos de uma maneira indevida, tornando-se iguais.
Não há problema em ter conexões com o mundo - o Senhor Jesus afirma que os cristãos permanecem no mundo não para se tornarem como ele, mas com um propósito: ser sal e luz, isto é, eles precisam ser fonte de dados [Mt 5.13: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens], precisam influenciar, precisam ser a fonte de comandos que programa quem estiver do outro lado da conexão.
Não era o que estava acontecendo com Israel - eles estavam misturando dados de duas fontes e o resultado era que o programa original já não estava mais funcionando bem.

INTERAÇÃO MULTINÍVEL
O problema que Esdras detecta em Israel não é periférico. Uma rápida olhada e foi possível verificar que era um problema radical, como um vírus que se espalha rapidamente por todo o sistema.  O problema de Israel era que sua programação baseava-se em diversos programas de origem espúria, de maus programadores e não se encaixavam no que deveria ser o sistema operacional original.
Todos os níveis sociais de Israel estavam contaminados pela influência de povos historicamente inimigos de Israel - Israel, conscientemente, estava instalando vírus em seu sistema, e estes vírus acabariam por destruí-lo.
Todos estavam contaminados: o povo, os sacerdotes [liderança religiosa], os levitas [serviço do templo], os príncipes [governantes] e os magistrados [guardiães da lei]. Isto nos ajuda a compreender que a doença causada pela interação com 8 fontes diferentes já estava disseminada por todo o povo [cananeus, heteus, ferezeus, jebuseus, amonitas, moabitas, egípcios e amorreus]. Também podemos pensar à partir de um outro ponto de vista, igualmente bíblico, e, talvez, mais coerente: todas as áreas da nossa vida são influenciadas pelos diversos níveis de interação social a que nos submetemos, voluntariamente ou não.
Todos querem que pensemos estar em ambiente seguro, mas não é isto o que a Palavra de Deus nos afirma. Esdras lembra que Moisés havia avisado que aquela era uma terra imunda e corrupta. Jesus afirma que o mundo jaz no maligno [I Jo 5.19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.] e que, por isso, nossos desejos não podem estar voltados para ele [I Jo 2.15-16: Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo].
Embora possamos receber dados e informações de todos os lados, nossa fonte de força, de alimentação, deve ser única, toda a energia e alegria de um cristão tem que vir do seu Deus [Ne 8.10: Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força], não de alianças duvidosas [Jo 15.5: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.].

RESULTADOS INDESEJÁVEIS - BUGS
Esdras descreve uma série de resultados indesejáveis desta interação com as fontes de assinatura indesejável:

CONFUSÃO
Israel estava caminhando para uma situação de perda de identidade. Seus filhos não falavam mais o hebraico, a comunicação entre pais e filhos estava se tornando mais difícil. Também ficava mais difícil receber instrução normativa religiosa. Uns e outros falavam linguagem misturada. E não eram duas - mas nove línguas diferentes num ambiente já naturalmente conturbado. Os frutos daquelas uniões não permitidas não sabiam o que eram, não tinham mais identidade - eram religiosos-mundanos, ou mundano-religiosos.

VERGONHA
Vergonha é a sensação de total incapacidade de realizar a tarefa mais simples, tendo todos os equipamentos necessários à disposição - e todos eles funcionando adequadamente. Como dizíamos no fim dos anos 90, é um problema de BIOS [Bichinho Ignorante Operando o Sistema]. Vergonha de ver que o programa, que é bom, não funciona porque foi alimentado de maneira tola com dados errados e o resultado só pode ser inoperância, bug, e isto diante dos olhos de todos.

ERRO
É o próximo passo - ninguém está livre de cometer erros, mas o problema é cometê-los contra a clara orientação do manual do fabricante. A bíblia chama isso de um nome bastante pesado: iniquidade. Iniquidade é a escolha voluntária de alimentar o programa original com uma série de programas com avisos claros de incompatibilidade. A possibilidade de dar tudo errado é inescapável - e iniquidade é exatamente isto, tentar fazer com que o incompatível funcione. É como apertar parafuso com faca. Dá relativamente certo, algumas vezes, mas estraga tanto o parafuso quanto a faca.

CULPA
Sentir-se culpado é ter a sensação de saber que fez algo errado e que será descoberto - ou já foi. De alguma maneira aquele arquivo corrompido gera um relatório de bug. O dono do programa sabe. E cobra.
Culpa é débito conhecido e reconhecido. Culpa é estar em débito com o dono do programa, saber que estragou [por que quis] o que deveria estar funcionando normalmente se não fosse a indevida interferência. O problema da culpa é que ela pode ser sentida em relação a si mesmo, a quem estiver próximo e somente em alguns casos conduz o errado a olhar para Deus.
Culpa às vezes não conduz à resolução de reparação, por isso não podemos desligar ainda.

TÉCNICO EM INFORMAÇÃO - PEDINDO AJUDA
Esdras coloca os procedimentos técnicos a serem adotados de uma maneira muito simples: é preciso consertar. E, para consertar, tem que voltar ao ponto de restauração, ao lugar onde inseriram os programas piratas e incompatíveis. O problema é que geralmente não sabemos como consertar, e precisamos então adotar alguns procedimentos:

HUMILDADE
Deus coloca como condição de restauração a humildade, o  reconhecimento do erro, a disposição para tornar atrás [II Cr 7.14 ...se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra]. Deus deseja que seu povo ande nos seus caminhos [Sl 81.13: Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!], e o faça humildemente [Mq 6.8: Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus].
Andar humildemente, para a geração Y, é uma noção absurda, pois esta é a geração dos “direitos adquiridos”, e se acha especialmente imbuída do “direito” de não atender a deveres impositivos. É a geração do “faça o que te faz bem”.

CONSERTO
Esdras faz um diagnóstico preciso sobre a situação de Israel: o mau funcionamento era causado pelo abandono das normas definidas pelo manual do fabricante. Nos versos 10-11 ele afirma: “deixamos os mandamentos que ordenaste por meio de seus profetas”.
Como consertar? Simples, retornando ao uso do manual, fazendo as coisas como é exigido, nem mais, nem menos [Sl 119.4Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca]. Não há outro jeito. Qualquer outra solução é paliativa, é como usar folhas de figueira tentando encobrir a nudez. O manual explica claramente porque não está funcionando, e quais os procedimentos a serem adotados. Tem que apertar o botão para restaurar as configurações de fábrica.

ATITUDE
Espere só mais um pouco. Não basta saber o que fazer. Talvez nenhuma geração tenha tanto acesso a tanta informação quanto a geração Y. O problema não é de falta de informação - é, por paradoxal que possa parecer, de falta de conhecimento. Todo mundo tem uma bíblia - ou várias. Em várias versões, de papel, virtual no computador, no celular. Nunca foi tão fácil encontrar, a baixo custo e até a custo zero, tanta literatura de excelente qualidade. É possível montar uma biblioteca mais valiosa do que a das grandes universidades do sec. XVI sem gastar um centavo sequer. O problema é falta de comprometimento, falta de vontade de obedecer ao manual. E, sem obediência, é como um doente que vai ao médico mas se recusa a tomar o remédio. Não vai curar, não vai melhorar.
O pecado desta geração é tão grave quando o dos que viram os sinais, no passado: sabe o que deve fazer, e não faz [Tg 4.17: Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando].

CONEXÃO BANDA ULTRALARGA DISPONÍVEL - O ESPÍRITO
Hoje em dia é difícil encontrar alguém não conectado. Mas talvez seja hora de se perguntar: a que você está conectado?
Você pode estar até desconectado da internet, mas certamente está conectado a alguma coisa. Você pode estar conectado com a filosofia do seu tempo - vivendo e sendo levado pelo fluxo natural das coisas, sem atritos e sem influências.
Sim, você pode estar conectado à filosofia do seu tempo, o que a Palavra de Deus diz que você deve evitar [Rm 12.2].
Você também pode estar fazendo as coisas porque desde que se  conhece por gente as viu sendo feitas. E as faz sem refletir sobre o seu significado, sobre as implicações temporais e eternas.
É, você pode estar conectado às tradições da sua sociedade, e isto pode ser não apenas inútil [I Pe 1.18] como um peso [Fp 3.7-8].
Você também pode fazer o que faz porque é o que seus pais fazem. Você vê seu pai, sua mãe, ou ambos, fazerem, e, então, julgando natural, faz também. Pode ser que esta influência familiar resulte somente em uma conexão meramente mecânicas, em puro ativismo estéril.
Você também pode ter uma conexão banda larga muito ativa com o namorado [ou namorada]. Ir aos mesmos lugares, ouvir as mesmas músicas, assistir aos mesmos programas - pode até que por esta causa você frequente regularmente as reuniões da Igreja, faça parte de uma sociedade interna e ainda assim não esteja recebendo todos os dados que precisa.
Você também pode estar fazendo determinadas coisas por causa de suas amizades. É óbvio que o tipo de amizades que você tiver vai influenciar seu comportamento. É certíssimo o ditado que afirma que suas companhias determinam o que você faz. A Palavra de Deus afirma que más conversações corrompem bons costumes [I Co 15.33].
O que você lê, ouve e assiste também influencia o que você pensa e faz. O que não falta é arquivo cheio de corrupção, e é bom que você saiba que há uma porta de altíssima capacidade preparada para receber todo tipo de arquivo infectado.
Por esta porta ele vai encher seu HD - o coração [Jr 17.9] com todo tipo de lixo moral e espiritual, e, por isso seu coração precisa ser formatado por Deus, que está pronto a te dar um novo coração [Ez 36.26].
Mas não pense que pode parar por aqui. Não basta trocar o HD, ou formata-lo. É preciso, também, alimentá-lo com bons programas.
A Palavra de Deus fala de um HD infectado que foi scaneado e limpo, mas que, por falta e bons programas, acabou sendo invadido por mais hackers do que antes - e o resultado foi ainda pior [II Pe 2.20].
Se você não estiver conectado à fonte certa, lamento, mas você está apenas se contaminando e não produzirá nada de bom. Somente conectado a Jesus, a videira verdadeira, você produzirá frutos realmente permanentes [Jo 15.1-5].

PENSANDO UM POUCO
Diante do que aprendemos com Esdras, um homem que percebeu que seu povo era um povo antenado, conectado com seu tempo e seu mundo, vamos refletir se é possível aplicar, de maneira experiencial, o ensino da bíblia da mesma maneira que Israel, após o avivamento espiritual fruto da Palavra de Deus, aplicou.
Leia o capítulo 10, e tente responder, honestamente, às seguintes questões:
· Você aceita a bíblia como fonte de autoridade real sobre a sua vida?
· Você aceita a liderança da sua Igreja como autoridades estabelecidas por Deus para o seu bem?
· Você obedeceria ao pé da letra o que a bíblia te mandasse fazer?
· Se você acha que a resposta de Israel deveria ser levada em conta dentro do seu contexto histórico, que adaptações você sugeriria para o novo Israel, isto é, a Igreja, da qual você é parte?
· Que conexões você percebeu que precisam de um firewall para proteção de sua vida espiritual?
· Que portas de sua vida precisam ser otimizadas para um melhor desempenha do seu sistema?

Discuta o assunto com seu grupo e depois apresente as conclusões para os demais. Gostaria que cada grupo  apresentasse ao menos um dos pontos com implicações práticas, na vida “real” [casa, escola, trabalho, namoro].

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL