domingo, 27 de setembro de 2015

COMO SER IGREJA

De nada adianta estar na Igreja, frequentar a Igreja, ir na Igreja de vez em sempre e, no final, ainda não ser, verdadeiramente, Igreja. Como é isso, afinal? Estudiosos do fenômeno religioso, e tanto faz se são incrédulos ou crentes, tem denunciado um fenômeno cada vez mais comum: o fato de que, embora haja cada vez mais Igrejas, o seu ensino tem sido cada vez menos normativo, e os dogmas tem sido cada vez menos influentes nas escolhas que as pessoas tem feito naquilo que alguns pretendem chamar de “área natural” ou não religiosa da vida.
Mas será que existe mesmo esta área natural, esta esfera não religiosa na vida de um crente? Por um lado é impossível a um homem natural, não renascido, ter alguma forma de vitalidade na esfera espiritual. Ele é carnal, e, como carnal que é, não consegue discernir as coisas do Espírito, por que estas lhe são loucura.
Nossa pergunta é: “como ser Igreja?” já afirmamos que não basta ir à Igreja. Ir a Igreja é uma prática que um incrédulo pode adotar. Os mais ferrenhos inimigos de Jesus eram incrédulos, eram homens de coração endurecido e tomaram a decisão de matar a Jesus.
Já afirmamos que não basta ser membro de Igreja - não há nenhuma vantagem em ter o nome escrito no rol de membros de uma denominação e não ter o nome escrito no livro da vida. Qualquer um pode ser membro de uma igreja - mas somente os nascidos de novo são parte da Igreja de Deus, da multidão daqueles que tem seus nomes arrolados nos céus.
Como ser Igreja, então? A resposta passa pelo tornar-se discípulo de Jesus Cristo - em primeiro lugar é necessário conhecer a Cristo pela fé. Isto quer dizer entregar-lhe seus caminhos, entregar-lhe sua vontade, tê-lo (e a seu reino) como prioridade absoluta em sua vida. Significa também ser-lhe obediente em tudo - não apenas em algumas coisas, não apenas naquelas que são agradáveis ou fáceis de fazer, não apenas de vez em quando, mas em tudo, em todo o tempo. Ser Igreja significa que você tem um compromisso com o Senhor da Igreja, e que tem um compromisso com a Igreja do Senhor. Significa que você é parte de uma nova família, e que esta família lhe foi dada não pelo sangue, mas pela vontade de Deus através do Espírito Santo. Se você ainda se pergunta como ser Igreja é porque talvez ser igreja ainda não seja uma realidade em sua vida.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL