segunda-feira, 21 de setembro de 2015

IGREJA, IR OU SER

Qual é o nosso dilema? Qual a nossa grande dificuldade afinal? Porque conseguimos trazer tão poucas pessoas para as nossas igrejas nos dias de culto, especialmente quando não são eventos festivos - e até em eventos festivos vemos as igrejas relativamente vazias?
Para complicar um pouco mais a nossa equação - porque os próprios crentes tem tido tantas dificuldades para irem à Igreja? Podemos assinalar um exemplo recente - em uma escola bíblica, após a retirada de um bom número de matriculados restaram apenas 100, e destes 70 estavam ausentes.
Pensemos um pouco mais - se os próprios membros da Igreja tem tido dificuldades para irem à Igreja, o que poderíamos esperar dos que não são membros? O que esperar daqueles que não assumiram um compromisso solene diante de Deus e formal diante da comunidade de contribuírem para a manutenção da Igreja com seus bens, dons, talentos e presença?
Por favor não coloquem a culpa nas chuvas. Já faz um tempão que ela não dava o ar da sua graça entre nós. Nem na falta de tempo. Nem no grande número de ocupações. Provavelmente há pessoas mais ocupadas que você que acham tempo para os seus exercícios devocionais, para perseverarem no templo junto com os demais irmãos.
Talvez o nosso problema, no fundo, não seja ir à Igreja. Acredito que o problema seja mais profundo, mais existencial, mais espiritual mesmo. Talvez o problema seja indisposição para ser igreja.
Em momento algum as Escrituras nos deixam pensar que ser Igreja é apenas frequentar a Igreja. Sacerdotes, escribas, fariseus, saduceus frequentavam o templo e provavelmente o faziam mais do que o próprio Jesus. Havia uma multidão que viajara dezenas, centenas de quilômetros para estar no templo e, diante do Senhor da glória, só sabiam gritar: crucifica-o!
Não é de admirar que as multidões não queiram frequentar as nossas igrejas. A resposta pode ser pelo fato de os membros simplesmente não estão sendo Igreja do Senhor, corpo vivo de Cristo, edifício santo edificado para sua glória, povo de propriedade exclusiva sua, que ele chamou das trevas para proclamarem as virtudes da sua maravilhosa luz.
Não existe o dilema ir na Igreja ou ser Igreja. Quem é Igreja não se furta de ir à Igreja.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL