sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CORRENTES INTERPRETATIVAS DA TEOLOGIA PAULINA - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

A HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

Os estudiosos voltaram-se para as ideias e os fenômenos religiosos populares sincretistas no mundo helenista com as religiões de mistério, possuidoras de uma história mitológica sobre a divindade adorada no culto que teria, de alguma maneira, vencido poderes superiores ou a própria morte (Cora, Serápis, Ísis e Osíris, Adônis, Átis e Mitra). De alguma maneira os adoradores receberiam uma participação na vitória, ressurreição e imortalidade da divindade adorada através da ideia magica-materialista do sacramento que funcionaria ex operato – tudo isto com a participação em determinadas cerimônias descritas em linguagem secretas cujo conhecimento deve ser mantido em segredo. É com estas religiões de mistério que alguns estudiosos relacionaram e procuram interpretar a pregação paulina mas com o tempo percebeu-se que as relações eram apenas de aparência externa mas de significado bastante diverso.
Das religiões de mistério a ênfase passou a recair sobre o gnosticismo como o denominador comum para o universo de pensamento paulino (uma mistura de elementos pré-cristãos, gregos, orientais e dualistas e Reitzenstein chega a conclusão que Paulo não pensava de maneira histórica mas “pneumática”, isto é, gnóstica – sua teologia não era o que havia chegado a ele, mas como ele a havia contemplado e experimentado como um gnóstico.

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