quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MAIS QUE APENAS MAIS UM

MAIS QUE
APENAS

Uma das tarefas que considero mais chatas do ministério na nossa Igreja Presbiteriana é fazer os relatórios que devem ser enviados ao presbitério ao final de cada ano.
Não sou contra sua confecção, acho que são necessários para nós termos uma noção quantitativa [e às vezes até qualitativa] do que nós estamos fazendo durante o ano. Foi assim que descobrimos, recentemente, que muito mais há a ser feito, e muito mais é possível ser feito por nós, pastores, presbíteros, diáconos e demais crentes não ordenados, o que não significa que não tenhamos sido enviados pelo Senhor, uma vez que somos, se crentes, seus discípulos aos quais ele deu a ordem de fazer novos discípulos.
Ninguém gosta de ser apenas +1 em um lugar. Somos indivíduos e gostamos de ser reconhecidos como tais. Gostamos de ser percebidos e de sentir que fazemos diferença. Mas parece haver um local onde muitos preferem ser, apenas, mais um no meio da multidão. Muitos entram e saem da Igreja, culto após culto, sem que sua presença deixe alguma marca. Acredito que, em alguns casos, a responsabilidade seja da insensibilidade dos membros das Igrejas que usam o momento anterior e posterior ao culto [e alguns até durante o culto, em alguns casos incentivados pela própria direção litúrgica da Igreja] para realizarem atividades de sociabilização.
Mas não devemos deixar de notar que muitos simplesmente se escondem, nada fazendo para serem notados, não deixando nenhuma marca de sua presença. Qual a sua marca? Quando seus dias passarem, quando você não estiver mais aqui, qual terá sido sua marca na Igreja do Senhor Jesus? Tenho por certo que nenhum cristão foi chamado para ser apenas +1, apenas um número num relatório frio que nada diz do amor, da espiritualidade, da alegria da comunhão.  Não, você não foi chamado para isso. Certamente você não foi chamado para ser apenas +1, pelo contrário, você foi chamado para fazer diferença, trazendo sempre +1, buscando sempre fazer novos discípulos do Senhor Jesus.
Não seja apenas +1. Ser assim significa um peso que outros tem que carregar. Imagine um barco a remos. Se tem 12 remadores, todos contribuem. Se há 6 que não remam, os outros 6 tem que fazer o trabalho dobrado. Se houver 3 remando contra, o trabalho será quadruplicado. Oro para que você sinta-se despertado para somar, para contribuir [não apenas financeiramente], para ajudar, pois quem não é pelo Senhor e por sua Igreja, é contra [Mt 12.30]. 


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL