terça-feira, 28 de setembro de 2010

MINHA FAMÍLIA EM CONCORDATA [II]

Leia antes o post acima.

O LUGAR DA VONTADE DE DEUS NA AGENDA FAMILIAR

Até que ponto a vontade de Deus tem espaço em sua "agenda", isto é, em sua mente e coração? Até que ponto você leva em consideração o que Deus quer para você e sua família? i. Como esposo você procura saber qual é o seu papel dentro da família ou se esquiva dele dizendo não ter tempo – quando na verdade não tem interesse? ii. Como esposa você aceita o seu papel dentro do quadro harmônico familiar ou rejeita, rebelando-se contra a autoridade de Deus sob a alegação de que os tempos são outros – ou que o marido não merece? iii. Como pais tem se esforçado por educar os filhos no temor do Senhor ou segundo as modernas estratégias psicológicas, filosóficas ou educacionais. Ou tem deixado que eles "errem os seus próprios erros e aprendam suas próprias lições com suas próprias experiências" [construtivismo]; iv. Como filho você tem se esforçado por honrar seus pais ou rejeita qualquer orientação vinda deles porque eles "não sabem de nada" mesmo?

A harmonia familiar, sob a direção de Deus – e isso só vai acontecer quando a família realmente se colocar sob a direção de Deus, é uma grande bênção. É um grande privilégio que Deus dá àqueles que lhe obedecem. A rejeição da vontade de Deus significa colocar-se sob a possibilidade de disciplina. Deus não tem compromisso com quem não tem compromisso com ele.

A RESPONSABILIDADE DA LIDERANÇA ESPIRITUAL NO LAR

Quem é responsável pela liderança da família? Sem sombra de dúvida o esposo [I Co 11.3; Ef 5.23]. Foi assim que o criador da família determinou. É assim que o manual de funcionamento da família orienta. Na ausência ou impossibilidade do varão exercer a liderança, alguém capacitado [cada família resolverá este problema à sua maneira]. Mas nenhuma família poderá ficar sem direção. Em Israel a missão da direção familiar recaia sempre sobre um homem da família – na ausência do pai o filho mais velho assumia. Quando não havia nenhum homem a mulher assumia [II Tm 1.4-5] até que um membro da família [o resgatador] assumisse esta função – com todos os seus encargos e benefícios [veja Rt 4.1-8].

A IMPORTANTE RELAÇÃO FAMÍLIA - IGREJA

A Igreja nunca poderá substituir a família. Os puritanos afirmavam que "uma família cristã é uma Igreja, mas nem sempre uma Igreja é uma família cristã – e famílias cristãs formam sociedades cristãs combinando-se para a melhor a adoração e serviço a Deus". A saúde espiritual das igrejas depende, também, da saúde espiritual das famílias. A Igreja é composta de pessoas, e pessoas passam mais tempo em família que na Igreja. A família é o berçário da Igreja. Se queremos que nossa Igreja seja saudável, precisamos cuidar da saúde das nossas famílias. Devemos conduzi-las segundo a vontade do Senhor e também na Igreja do Senhor porque esta faz parte de sua vontade [Hb 10.25]. As pessoas são na Igreja o que são no lar. Ou são hipócritas. A educação moderna baseada em conceitos "fast food" oferecidos pela TV ou outros meios não traz nenhuma segurança à família, pelo contrário, é como ácido corroendo as bases, como cupim, que quando se percebe a sua presença já fez um estrago que muitas vezes pode ser irremediável – ainda que não haja nada irremediável para a graça de Deus [Rm 5.20]. Nossas crianças sabem de cor a programação da televisão em seus múltiplos canais... O que a família precisa é conhecer mais e melhor a vontade de Deus, não a programação da TV. Os membros da família precisam de intimidade com Deus, de obediência à sua Palavra, e não de conhecer os nomes de todos os personagens de todas as novelas, seriados ou cantores da moda...

A ESTABILIDADE DA FAMÍLIA

A família será segura e estará estável ou cairá. Isto independe das lutas que enfrentarão. Elas existirão. A estabilidade dependerá do terreno onde estiverem edificadas. E somente em Jesus elas estarão corretamente edificadas, em segurança para enfrentar as tempestades e os assaltos dos inimigos. Nenhuma família será uma instituição falida enquanto seu principal bem for o Senhor Jesus Cristo. Ela não cairá se estiver edificada em Cristo. Lembremos que:

"Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" [Sl 127:1].

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL