terça-feira, 29 de março de 2011

DA SÉRIE PERSONAGENS: REBECA, MULHER DE FÉ, CORAJOSA E FALÍVEL

A01Gênesis 24.4

Rebeca entra na história bíblica quando Isaque já tem 40 anos - Abraão já atingira 140. O zelo de Abraão impediu Isaque de casar-se com uma canaanita. O filho da promessa deveria ser exemplo para todos os descendentes [Dt 7.3]. Abraão queria para Isaque uma jovem da sua família. Toma o damasceno Eliezer e o envia à terra de seus parentes com o juramento de trazer uma noiva para Isaque. Eliezer não queria trazer uma jovem qualquer. Para o filho da promessa nada menos que uma jovem indicada pelo próprio Deus. Eliezer é conduzido a uma jovem chamada Rebeca, a quem Deus revela ser a donzela designada para Isaque.

1. Rebeca é resposta a orações de Abraão e de Eliezer: Eliezer orou para que Deus lhe revelasse quem era a donzela, e Deus atendeu a oração de Eliezer levando-o a Rebeca. A jovem toma conhecimento de quem é Isaque apenas pela descrição que Eliezer faz - solteiro, crente, de boa família e rico, como provam os presentes que Eliézer havia levado.

2. Rebeca é responsável pelo seu destino: Na época os casamentos eram arranjados pelos familiares às vezes antes mesmo das crianças nascerem. Mas Betuel, pai de Rebeca, e Labão, seu irmão, permitem-lhe que tome a decisão que vai mudar os rumos de toda a sua vida. Rebeca fez a decisão mais acertada: aceitou ir com Eliézer e ser a noiva de Isaque. Ela deixou sua família para sempre. Jamais viu seus familiares novamente. Foi para uma terra desconhecida, na presença de um desconhecido. Como Abraão, atendeu a um chamado para um lugar e para um esposo que ainda lhe seria apresentado [sem fotos, vídeos ou internet].

3. Rebeca vai ao encontro do seu chamado: Rebeca vai ao encontro de seu noivo, chega na sua terra e aceita-o sem reservas, tornando-se sua esposa e, 20 anos depois, vê nascerem seus filhos, ambos pai de nações: Esaú e Jacó. Não se sabe porque, mas ela se afeiçoou mais ao mais jovem, enquanto seu esposo tinha como favorito Esaú.

4. Rebeca foi instrumento para que Jacó fosse abençoado: A história de Rebeca nos mostra que mesmo um servo de Deus é capaz de ações indignas, como enganar o esposo, o filho para favorecer outro. Entretanto, mesmo cumprindo os desígnios de Deus, Rebeca foi punida por sua ação: perdeu o respeito do filho mais velho, decepcionou seu esposo a quem certamente amava e era amada, recebeu como noras duas canaanitas e morreu sem rever o filho a quem amava.

A historia de Rebeca nos ensina que Deus tem seus caminhos, e faz o que quer, usando um gentio [o damasceno Eliezer], ou familiares dos crentes [Betuel e Labão], os atos justos dos crentes [Abraão] e até seus atos maus [Rebeca]. Mas tudo isto tem consequências. O que ela fez de justo foi recompensada: foi esposa de um patriarca, mãe do homem que lutou com Deus e prevaleceu... Mas também errou, e sofreu por isso.

904

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL