terça-feira, 15 de março de 2011

OBAMA NA CINELÂNDIA

milUm roteiro inacreditável, a visita do presidente americano ao Brasil beira os “favela-tour” que se tornaram comuns em meados da década de 90. Se lembrarmos de outras visitas presidenciais norte-americanas, francesas, alemãs [Palácio do Governo, em São Paulo, Palácio do Planalto…] estamos, realmente, diante de uma mudança impressioante. A pergunta é: porque? A resposta não é tão difícil. Porque nunca antes neste mundo houve um período em que os governantes sejam tão celebridades e tão pouco estadistas.

A Cinelândia, Corcovado e Cidade de Deus estão sendo preparadas para receber o presidente americano. Preparadas ou maquiadas. Esta visita tem sido preparada desde antes da eleição presidencial. Talvez isto explique as "ocupações" de favelas que houveram desde então. Não é à toa que o Obama de lá vem conhecer as UPPs. Será que vai levar o modelo para os Estados Unidos? Alguém deveria perguntar o que ele vai fazer com os bandidos de lá. Porque os do Rio de Janeiro não tem sido presos.

Conversei recentemente com um policial do Rio de Janeiro [numa das viagens a Recife, para participar das reuniões da JURET-Ne] e ele disse, basicamente, que os bandidos tinham a opção de sair antes da chegada da polícia. E muitos realmente saíram carregando seus pertences [jóias, dinheiro e armas]. Raros foram os que precisaram sair espetacularmente, através de túneis ou dentro de porta-malas de carros. Isto explica porque tão poucas armas foram encontradas nas “ocupações” avisadas e negociadas.

Se não há bandidos nas favelas invadidas, a pergunta é: onde eles estão? Obama vai exportar seus bandidos para onde? Para o México? Ou vai enviá-los para o Brasil, num acordo histórico?

Jogo de cena, já que Obama não é nem de longe tão queridinho assim lá nos Estados Unidos. Em boa parte do mundo ele é visto como um governante fraco e perdido, que não tem a menor idéia do que está acontecendo no mundo e que não tem nenhuma proposta na manga para o caos que está se instalando em todos os cantos.

Mas ele vem ao Brasil. é carnaval cidade, acorda pra ver!!!

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL