sábado, 19 de março de 2011

OBAMA, REI DO BRASIL

140Pelo menos é o que pensam os americanos. Sei que estou batendo bastante nesta tecla, e que ninguém pode me acusar de anti-americanismo [aliás, dos americanos só não gosto da coca-cola]. Prefiro a política americana à francesa, ou inglesa, ou líbia, ou brasileira… Mas que a vinda do ‘king’ Obama gera muitos estranhamentos, isto gera, especialmente no que se refere à autonomia americana e subserviência brasileira. Vejamos um resumo do que o Estadão noticiou, em reportagem de Wilson Tosta, Alfredo Junqueira, Pedro Dantas e Bruno Boghossian:

Obama vai discursar? Vai. Mas não será mais na Cinelândia, e sim no Theatro Municipal tomado por seguranças e agentes secretos americanos, a portas fechadas [as forças de segurança nacionais serão apenas pessoal de apoio – os contra-regra do show]. O centro estará parcialmente bloqueado. O discurso na Cinelândia foi cancelado porque os agentes americanos consideraram o local inseguro – mas os americanos insistiam mesmo depois de advertência dos brasileiros sobre a fragilidade do local [chegou-se a iniciar a armação do palco]. Os americanos queriam revistar as autoridades brasileiras que ficassem perto do presidente, mas a Polícia Federal não aceitou, e o secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Maria Beltrame, ameaçou faltar aos eventos [uma das desculpas para Obama vir ao Rio é justamente a política de UPAs, dirigida por Beltrame] porque queriam restringir a sua circulação e mantê-lo a distância de Obama.

Obama vai ao Cristo Redentor? Vai. Mas a visita ao Cristo Redentor fará dele uma atração privada, pois o monumento não poderá ser visitado por ninguém entre a meia noite e as 11h da manhã do dia seguinte.

Obama vai à Cidade de Deus? Vai, mas não circulará por suas ruas. Ele desembarcará dentro do pátio da Fundação da Infância e ADolescência e de lá sairá num veículo blindado… Ele vai para um lugar “pacificado” mas não terá coragem de andar em suas ruas? Hummm… que paz é essa? Obama quer importar o modelo das UPPs? Para os Estados Unidos ou para o Afeganistão ou Iraque?

Até o local da hospedagem de Obama sofreu mudanças. Inicialmente ele pretendia ficar hospedado no Sheraton São Conrado, mas para isso os agentes do serviço secreto americano exigiram a ocupação [já mencionei aqui que as ocupações de favelas cariocas iniciaram após a confirmação da visita de Obama, em meados de outubro do ano passado]. Como a ocupação da favela do Vidigal não foi atendida, ele vai ficr hospedado no JW Marriott, em Copacabana. Coitadinho de Obama, vai ficar hospedado em Copacabana…

Tudo o que os americanos quiseram, fizeram. Como o Brasil foi altaneiro, independente nestas questões de segurança… Dá-lhe Brasil, e ainda quer ser polícia do mundo? Cômico. Bando de lambe-chinelas…

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL