quarta-feira, 16 de março de 2011

JAPÃO NA IMINÊNCIA DE APOCALIPSE NUCLEAR, SEGUNDO UE

milNa manhã de quarta-feira japonesa [noite de terça] o vaso de contenção do reator 3 da usina de Fukushima sofreu sérios danos, o que resultou na elevação dos níveis de radiação na zona da usina, levando a empresa Tepco, que controla o complexo nuclear, a retirar 50 trabalhadores da área.

Somente com a redução dos níveis de radiação será possível retomar os trabalhos de resfriamento da usina. Nem mesmo com ajuda de helicópteros foi possível resfriar os reatores. Para complicar os técnicos japoneses não têm mais acesso ao sistema de monitoramento Speedi, que lhes informaria a quantidade de partículas radioativas que podem ser liberadas.

fukushimaInforma-se que as varetas de combustível nuclear dos reatores sofreram danos após a perda da função de resfriamento.

Segundo dados disponíveis até esta manhã os danos foram de 70% no reator 1 e de 33% no reator 2 da usina Fukushima Daiichi.

Neste quadro amplia-se a possibilidade de vazamento de material radioativo [urânio].

Se o urânio vier a derreter é enorme o risco do material radioativo – inclusive com explosões pois a água que evapora deixa como resíduo hidrogênio, altamente inflamável, transformando o interior do vaso de controle em uma verdadeira bomba.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL