quarta-feira, 23 de março de 2011

SOBRE A TRANSMISSÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Uma pergunta que ninguém fez ainda:

Porque uma emissora preferiu negociar diretamente com os clubes participantes da I Divisão do Campeonato Brasileiro e não com o Clube dos 13? Porque pagar até 3 vezes mais para clubes como Flamengo [1] e Corinthians [2], e até o dobro do previsto para Grêmio, São Paulo e outros times de menor expressão quanto ao número de torcedores?

Segundo informações apenas dois clubes deverão receber praticamente 40% do que seria oferecido para todos os 20 clubes. Flamengo, por exemplo, iria receber cerca de 35 milhões por ano. Agora pode atingir valores que, segundo informações, variam entre R$ 130.000.000,00 e R$ 180.000.000,00 [segundo os negociadores das emissoras e dos clubes existem cláusulas contratuais que os impedem de informar os valores reais – uma maneira de evitar a discussão sobre quem recebe mais. Fontes das emissoras informam que o Flamengo deve receber entre 15 e 20% a mais que o Corinthias. Num segundo escalão vêm São Paulo, Vasco, Palmeiras e Grêmio].

Qual a lógica desta negociação? Até o momento não consegui encontrar uma resposta que me satisfaça. Ou o Clube dos 13 negociava valores com as emissoras e recebia uma grande parte a título de intermediação [daí tamanha luta para que os clubes aceitassem um valor menor do que o que era possível], ou os clubes eram negligentes, ou os dirigentes dos clubes tinham algo que os prendia aos interesses do C13, ou… ou…

Quando saberemos? No mesmo dia que soubermos o que aconteceu com Ronaldinho na copa da França. Ou porque Airton Senna aceitou dirigir um carro que sabia ser inseguro, mesmo um dia antes tendo afirmado que não correria, e morreu… e por aí vai.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL