quarta-feira, 6 de outubro de 2010

EX-PETISTA PUNIDO POR SER ANTI-ABORTO ANUNCIA VOTO EM SERRA

Luiz Bassuma foi candidato ao governo da Bahia pelo PV. Anunciou que pretende votar em José Serra no II Turno das eleições presidenciais. Ele foi deputado federal pelo PT por 4 vezes. Em setembro de 2009 ele teve suspensos seus direitos partidários dentro do PT pelo prazo de um ano por decisão quase unânime da direção nacional da legenda porque era contra a orientação do partido da descriminalização e consequente legalização do aborto. Bassuma faz parte da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e preferiu pedir sua desfiliação do PT, ao invés de cumprir a suspensão. No auge da polêmica sobre a questão da legalização do aborto [os petistas acham que Dilma tem perdido votos por causa disso] Bassuma critica o que considera mudança de opinião da petista em relação ao assunto. Veja a entrevista:

PUNIÇÃO:

O senhor foi punido pelo PT por ser contra a legalização do aborto. Agora […] Dilma Rousseff e o PT se esforça para dizer que não defende a proposta. Qual é a sua avaliação sobre isso? Ninguém pode apagar a história. Fui punido com um ano de suspensão pelo PT apenas por querer continuar a favor de uma ideia que sempre defendi. Não queria que ninguém pensasse igual a mim. Só queria que o partido respeitasse meu direito de ter opinião diferente.

O PT agiu errado com o senhor?
Cumpri quatro mandatos pelo PT e um dos motivos que me fizeram ser filiado ao partido era justamente o artigo interno que permitia aos integrantes terem direito à liberdade de opinião, de religião, de pensamento. Comigo não valeu. [Vale lembrar que Dilma está afirmando ter a mesma posição de Bassuma – e não será punida. O que mudou tanto em tão pouco tempo? A resposta: a caça ao seu voto, caro leitor].

Há setores do PT que realmente são contra o aborto?
É possível. Mas fui punido quase por unanimidade
pela direção do partido por ser contra a proposta. Dilma era a ministra chefe da Casa Civil na ocasião. Durante a análise do meu caso, o PT deixou claro que é a favor da legalização e não concordo.

Nos últimos dias Dilma tem negado publicamente ser a favor do aborto. O PT deveria propor uma punição interna para ela como fez no caso do senhor?
Acho que eles têm de assumir a verdade [isto não é possível, não é compatível com o DNA do partido] e dizer o que pensam sobre o assunto
. Vai piorar a situação dela se mentir sobre o aborto por questões eleitoreiras. Vai ser um tiro no próprio pé. Na minha opinião, ela é materialista. O presidente Lula não. Todo mundo sabe que ele realmente tem uma posição diferente. Ele sempre disse que era contra o aborto.

Esse tratamento mais flexível do PT sobre o tema faz com que o senhor se sinta injustiçado por ter sido punido?
Pelo contrário. Eu me sinto honrado por ter sido suspenso pelo PT por ter defendido a vida. Essa é a bandeira da minha vida. Minha principal causa política. E o PT não respeitou esse meu direito. Envergonhado eu estaria se tivesse defendido o mensalão. Eu acho que o aborto significa matar uma vida.

Entre Serra e Rousseff, quem o senhor pretende apoiar no segundo turno?
O PV e Marina ainda vão definir suas posições sobre a sucessão presidencial. Mas eu vou votar e fazer campanha por José Serra em Salvador. Já estou anunciando esse meu apoio publicamente.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL