Talvez sem imaginar o que estava fazendo, Lula pode estar ajudando o Maranhão a se livrar do clã Sarney. Ao forçar o apoio do PT a Roseana Sarney [PMDB] iniciou-se no estado uma verdadeira revolução dos petistas maranhenses contra a direção nacional. O que vai sair daí ninguém sabe. Mas um deputado [Domingos Dutra] iniciou uma greve de fome que já dura 3 dias [e tem sido ameaçado pelo presidente da câmara, Michel Temer, de ser expulso do plenário, onde está sentado numa cadeira ao fundo]. Vale ressaltar que Temer é o vice da petista Dilma.
Dutra acaba de receber o apoio de alguém com mais história dentro do PT que o próprio Lula: um senhor de 75 anos chamado Manoel da Conceição, que aderiu à sua greve. Por causa da truculência com que Dutra tem sido tratado os petistas maranhenses têm chamado o presidente do partido, José Eduardo Dutra, de apelidos carinhosos como "nazista", "fascista" e "Hitler". É claro que José Eduardo acha tudo isto um exagero. Manoel da Conceição já perdeu uma perna por causa das armações de Sarney no Maranhão. Será que Lula e Dilma vão deixá-lo morrer ao lado de Domingos Dutra? Ou vão deixar que Temer o expulse, também?
Talvez a ação do diretório nacional do PT faça com que a população maranhense se volte em peso contra Roseana. Pode ser o célebre caso de tiro que saiu pela culatra. É aguardar – e torcer – para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário