Que homens e mulheres são diferentes em muitos aspectos [psicológica, emocional e fisiologicamente], ninguém discute. Estas diferenças são intransponíveis porque ambos foram criados assim tendo em vista um propósito divino, que é imutável.
Em várias aulas na Escola Bíblica [domingos, 9.00h] tratamos deste assunto com muitos detalhes. Que homens e mulheres têm evitado adequar-se a este propósito também é inquestionável. Mas todos buscam relacionamentos estáveis e perfeitos.
O que às vezes se tem esquecido é que homens e mulheres querem relacionamentos diferentes, isto é, sua expectativa sobre como é um relacionamento perfeito é diferente. E isto muda de homem para homem, e de mulher para mulher, embora haja linhas gerais que podem ser conhecidas.
Cristãos estudiosos do comportamento humano, com compromisso com a palavra revelada [a bíblia] tem chegado a conclusões que, se não são surpreendentes, pelo menos são valiosas para auxiliar-nos no entendimento do porque é tão difícil conseguir um relacionamento conjugal perfeito.
Um problema que é facilmente detectado é que homem e mulher não se conhecem. Porque é assim? Algumas explicações:
· Não se consegue saber o que o outro realmente quer;
· Não se consegue transmitir uma mensagem que demonstre o que se quer e precisa com eficiência [ruídos na transmissão da mensagem];
· Não se consegue interpretar a mensagem transmitida [ruídos na recepção da mensagem];
· Não se é capaz de atender a mensagem recebida.
Todo relacionamento começa com expectativas pessoais que desejamos ver satisfeitas. Raramente estas expectativas iniciais levam em consideração o outro [e suas expectativas]. Somente depois de iniciado um relacionamento é que vai-se perceber que os sonhos iniciais precisam ser revistos [e há quem não o faça] para que a convivência seja possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário