Universitários são mais inteligentes que os demais cidadãos? Universitários são mais sábios que os demais cidadãos? Estudo feito pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas traz um aviso preocupante para pais que vêem seus filhos entrando na universidade: De 18.000 entrevistados, mais de 60% admitiu ter consumido drogas lícitas ou ilícitas nos últimos 30 dias [o índice nacional é de 38,3%]. De cada 100 estudantes 26 usaram drogas ilícitas [o índice da população é de 4,5%]. Se levarmos em consideração uma possível subnotificação, a preocupação deve aumentar. As entrevistas ocorreram em 100 instituições públicas e particulares, em 26 capitais estaduais e no DF.
O psiquiatra da USP, Arthur Guerra de Andrade, adverte de um perigo ainda maior: "Os jovens estão fazendo uso de múltiplas drogas simultaneamente. Além disso, um em cada quatro bebe de forma exagerada e 3% apresentam padrão de dependência [etílica], algo que costumávamos encontrar só em alguém com 40, 50 anos", diz o médico.
Como consequência do consumo de álcool e drogas, 18% disseram que já dirigiram embriagados, 27% pegaram carona com pessoas embriagadas e 43,4% admitiram ter usado álcool simultaneamente com outras drogas. Das drogas ilícitas, as mais consumidas foram maconha, haxixe ou skunk (26,1% dos universitários já consumiram alguma delas), anfetamínicos (13,8%), tranquilizantes e ansiolíticos sem prescrição médica (12,4%), além de cocaína (7,7%). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário