terça-feira, 8 de junho de 2010

APOSENTADORIA

Aposentou-se ontem [07.06.2010] o cartunista Kurt Westergaard, de 75 anos. Kurt era funcionário do jornal dinamarquês Morgenavisen Jyllands-Posten. E daí, pergunta-se? Kurt “aposentou-se” para acabar com as ameaças terroristas contra o Jyllands [desde 2005] quando publicou uma caricatura de Maomé como um terrorista da Al Qaeda.

chargemaometerroristaMuçulmanos pacíficos de todo o mundo saíram às ruas, atacaram sedes de jornais que reproduziram as caricaturas e, ainda, prometeram assassinar o cartunista “onde quer que fosse encontrado” numa guerra sem fronteiras. Kurt sabe que sua vida ainda corre perigo. Mas espera que, com seu pedido de aposentadoria, ao menos os seus colegas de jornal não sejam mais ameaçados.

E O CORAÇÃO DO PASTOR?

Este é o mundo possível dos fundamentalistas: só está bom sem divergência. Só é bom quem concorda com seus preceitos, se submete ou, então, que se torne alvo. Isto acontece não apenas no fundamentalismo islâmico, não. Acontece com todo fundamentalismo, de direita ou de esquerda, religioso, ideológico ou político. Dêem uma olhada para o nazismo, para o fascismo, para o comunismo, para o cubanismo e o venezuelanismo [se quiserem ver de perto, examinem o lulismo]…

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL