Aposentado recentemente, o ex-arcebispo belga Godfried Danneels teve o dissabor de ver sua casa [na cidade de Mechlin] e seu antigo escritório devassado pela polícia numa investigação sobre abuso sexual de crianças cometido por padres da Igreja Católica Apostólica Romana. Documentos e o computador pessoal de Godfried foram levados. Não se sabe ainda se o próprio Godfried é suspeito ou se simplesmente possui os registros relacionados a acusações contra outros investigados.
A polícia também confiscou os registros de um painel independente de investigação de abusos sexuais cometidos por sacerdotes, num total de 500 casos, envolvendo homens de até 70 anos.
O porta-voz do escritório da promotoria de Bruxelas, Jean-Marc Meilleur não deu maiores detalhes sobre o caso, apenas informando que as buscas estão acontecendo devido a recentes comunicados à polícia "que são relacionados ao abuso sexual de crianças dentro da igreja".
Godfried era um líder liberal na igreja da Europa antes de se aposentar, mas voltou aos refletores quando, no final de abril, o bispo mais antigo da Bélgica, Roger Vangheluwe, renunciou após admitir ter abusado sexualmente de um menino no período no qual Danneels era arcebispo. A renúncia levou Rik Deville, um ex-padre, a afirmar que, 15 anos antes, advertira Godfried que Vangheluwe havia abusado de um menino. Danneels afirmou que "não podia se lembrar de tal discussão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário