Estudo realizado com cerca de 100 mil pessoas que participaram do mutirão do coração, promovido no ano passado pela Secretaria da Saúde em parceria com Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, mostrou que as pessoas ficam mais estressadas dentro de casa do que no trabalho. O trânsito e o chefe são dois fatores menos estressantes do que os familiares. Nem a falta de dinheiro, por causa da crise econômica bateu o stress causado pelo lar. Cerca de 23% da população pesquisada afirmou ter sofrido estresse intenso ou exagerado no lar por causa de problemas com o cônjuge, filhos e até animais de estimação.
Sabemos que não existe família perfeita, e estamos estudando este assunto na nossa Escola Bíblica. Chegamos a algumas conclusões, e a principal delas é que a desarmonia conjugal é, causada, principalmente, porque homens e mulheres têm rejeitado os papéis para o qual foram criados. E se não estão cumprindo as suas funções, não estão ajustados, evidentemente sofrerão stress…
Constata-se que nos lares hoje não há harmonia porque não há aceitação mútua, mas acusações, julgamentos, cobranças. Inexiste o perdão, inexiste o amor doador. É lamentável que mais de 50 milhões de brasileiros considerem o lugar onde deveria ser de repouso e harmonia como o pior lugar, o mais estressante, para se estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário