quinta-feira, 10 de junho de 2010

PALESTRA PARA DIA DOS NAMORADOS II

AJUSTE SEUS SONHOS

Uma das principais dificuldades que temos com os sonhos é que eles são sonhos. Geralmente os sonhos que sonhamos acordados são carregados de utopias e não possuem contratempos [doutra forma seriam pesadelos]. Podemos afirmar que existem três tipos de relacionamentos, que precisam ser conhecidos e avaliados.

clip_image001RELACIONAMENTOS SUPERFICIAIS

São relacionamentos sem muito envolvimento - e em muitos casos sem muitos atritos também. É muito comum quando os dois estão muito envolvidos em seus projetos pessoais [trabalho, estudos, carreira e até família].

clip_image001[4]RELACIONAMENTOS PROFUNDOS

São relacionamentos com mais envolvimento - e em muitos casos também, com mais atritos. Há uma preocupação genuína pelo bem estar mútuo. Trabalho, estudos, carreira e outras coisas são vistas não como essenciais, mas como aspectos secundários e complementares. São coisas que somam, mas sem as quais se consegue manter um relacionamento estável e razoavelmente harmonioso.

clip_image001[14]RELACIONAMENTOS QUEBRADOS

Fruto do desgaste. Pode acontecer tanto à partir de relacionamentos superficiais quanto de relacionamentos profundos. Há muitas razões e modos para isto acontecer, e muitas vezes está ligada à forma como as pessoas reagem aos diferentes fatores de atrito [internos] e ataques [externos] que inevitavelmente acontecem.

CONHEÇA A SI MESMO

É provado que a maior causa das dificuldades de auto-conhecimento que temos é causada justamente pela recusa de nos conhecermos, ou, mais precisamente, de reconhecermos nossas aptidões e inaptidões. É muito difícil reconhecer limitações, falhas e erros.

LIMITAÇÃO

É aquilo que não somos capazes de fazer. Está relacionado mais à inaptidão do que propriamente a falta de vontade. Há coisas [emocionais, intelectuais, físicas] que realmente somos incapazes de fazer.

FALHAS

É aquilo que não conseguimos fazer sempre da maneira adequada. Está, também, relacionada às limitações que todo ser humano possui. Nem sempre é possível acertar - mesmo naquilo que se sabe fazer.

ERROS

É aquilo que não se quer fazer da maneira adequada. É a prática deliberada de ações que não são desejáveis ou aceitáveis. Um erro pode ser ativo, passivo ou reativo, mas é sempre um erro.

Limitações, falhas e erros sempre geram conseqüências que podem ser danosas aos relacionamentos. Ou podem ser utilizadas como instrumento de crescimento.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL