segunda-feira, 5 de julho de 2010

DILMA NEGA-SE A DIZER PORQUE QUER SER PRESIDENTE

estranho

O jornal O GLOBO fez uma pergunta aos três principais presidenciáveis: "Porque quero ser presidente do Brasil?". José Serra [PSDB] e Marina Silva [PV] responderam a pergunta. A candidata-poste se negou a fazê-lo. A pergunta é: porque? Porque não responder a uma pergunta tão simples e tão óbvia, já que se quer ser presidente do Brasil? As possíveis respostas: porque não se julga no dever de dar quaisquer esclarecimentos a quem quer que seja, uma arrogância característica já mais que conhecida da petista. A segunda é simplesmente por não ter o que dizer, por não saber o que quer ou, mais diretamente, por não querer, mas estar ali somente fara fazer o querer de outro, que, não podendo ser mais presidente, criou um ser-do-nada para ser presidente através [ou por trás] deste ser, um mero fantoche, uma marionete. A terceira, e mais constrangedora e assustadora, é o receio de que, se porventura falar porque quer ser presidente, pode fazer com que muitos possíveis eleitores rejeitem tal candidatura. Alguém assim não possui identidade, e, não possuindo, simplesmente não pode dizer "porque quero" porque isso exige existência de caráter, de identidade, de vontade pessoal, o que evidentemente a candidata não possui, apesar de sua conhecida arrogância e prepotência.

00054 A candidata ainda não existe – e o que será apresentado não é a pessoa, mas uma construção, um produto, como um shampoo ou um sabonete [embora estes sirvam para limpar, o que não é o caso desta candidata]. A candidatura sim. A candidata não pode dizer a verdade: "Quero ser presidente porque esta é a vontade de Lula – nem é a do partido, como se sabe". Os marqueteiros estão tentando criar algo que seja palatável à imprensa e ao povo. Numa hora é pró-MST, noutra, contra [embora já tenha usado o boné vermelho mas não compareceu a um debate na Confederação Nacional da Agricultura]. Ela é, como mostra o símile do jornal, apenas uma grande interrogação.

Para concluir: a interrogação no meio da página, o vazio, a não-notícia lembra apenas que para os petistas, a imprensa existe apenas para noticiar o que eles querem. Se não querem, que não exista ou que não fale nada. Basta colocar uma grande interrogação. Está feito. A censura já começou faz tempo.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL