quinta-feira, 1 de julho de 2010

QUEM É MAIS INEXPERIENTE PARA GOVERNAR O BRASIL

"1+1=?" Como disse certa vez um juiz ao analisar casos de falcatruas no governo, depende de quem e de como se faz a conta.

A01 Tem muita gente perguntando qual a experiência do deputado carioca Índio da Costa (DEM-RJ), para ser alçado a vice na chapa de Serra. É uma pergunta realmente interessante. Os petralhas, petralhotários, petralhantas e lulobobos estão alvoroçados, dizendo que Serra escolheu alguém inexperiente, sem história, etc. Pode-se dizer,de fato, que a vivência política do escolhido é recente [participou pela primeira vez de um movimento cívico aos 22 anos, pintando a cara e pedindo o impeachment de Fernando Collor [antes desafeto, agora amicíssimo do presidente Lula], mas, deve-se acrescentar, no mínimo, que o escolhido tem a "ficha limpa", projeto do qual foi relator na câmara dos deputados. Pode-se dizer o mesmo da dupla do PT-PMDB? Possuem eles a ficha limpa? E experiência administrativa? Deste ponto de vista, cabe perguntar, então, quem é mais experiente para ser o presidente [inclusive na eventualidade da ausência do cabeça de chapa, pois já aconteceu mais de uma vez na história do Brasil]:

[  ] Dilma Rousseff, candidata do PT. Sua experiência administrativa resume-se a grupos terroristas [COLINA, VAR-PALMARES] e ministérios [ocupando cargos não eletivos nas Minas e Energia – completamente estagnados em sua administração – e Casa Civil – pródiga em dossiês e documentos de viés totalitários]. Está à altura do desafio, ou não há desafio para ela, já que entende-se que ela será apenas o poste, "o nome"? Nunca disputou uma eleição qualquer, nem e condomínio – e com a simpatia que tem acho que não teria nem o voto da vizinha, a menos que dependesse de um eventual poder de influência [$$] do esposo. Ela é secundada por Michel Temer, que nunca exerceu qualquer cargo executivo, exceto ser o presidente do PMDB.

[  ] Marina Silva, candidata do PV. Vereadora e senadora. Foi ministra do Meio Ambiente quando era membro do PT. Este foi seu único cargo executivo, embora não eletivo. É secundada por Guilherme Leal, estreante na política, com experiência administrativa privada [NATURA], mas nenhuma pública. Nunca disputou eleição.

[  ] José Serra, candidato do PSDB. Deputado federal constituinte, prefeito da cidade de São Paulo, governador do estado de São Paulo, ministro da Saúde [quebra de patentes, remédios contra a AIDS distribuídos gratuitamente, diminuição drástica de doenças endêmicas] e do Planejamento nos tempos de Fernando Henrique Cardoso. De comprovada experiência administrativa, é o único que tem este item no currículo para mostrar. Fez governos considerados excelentes pelos paulistanos [moradores da cidade] e paulistas [moradores do estado]. Será secundado pelo ex-vereador e deputado Índio da Costa [DEM-RJ], que foi secretário municipal da prefeitura do Rio de Janeiro, administrando o bairro de Copacabana na época de César Maia. Tem, desta forma, mais experiência administrativa que os outros dois vices, e conta com a vantagem de ser jovem e ainda poder aprender.

Se a experiência for o fator determinante para a eleição do presidente, até o ignominioso barbudo que veste Armani sabe que Serra é mais preparado que qualquer dos seus adversários. Se a inexperiência executiva é um problema, todos os três vices podem assinar a lista de chamada: nenhum deles tem experiência como administrador público.

Se a experiência é realmente importante, ela tem que ser cobrada principalmente dos candidatos a presidente, e não ao vice. Mas, se tiver que ser cobrada do vice, eles estão rigorosamente empatados. Com a diferença de Temer ter a ficha "a temer" que tem, e Índio ou Skaf serem, comparativamente, de muito menor periculosidade.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL