quinta-feira, 1 de julho de 2010

SERRA RETOMA DIANTEIRA… OU DILMA VOLTA PRA SEU LUGAR

A nova pesquisa DATAFOLHA, que a Folha de São Paulo publicará na edição de amanhã, mostrará uma reviravolta na corrida eleitoral: José Serra volta a ultrapassar Dilma Rousseff. Ou, mais exatamente, deixa o segundo lugar que as últimas pesquisas Ibope e Vox Populi registraram e acomoda-se num empate técnico com a petista. Aos números: Serra aparecerá com 39 pontos e Dilma Rousseff com 37 pontos (a margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, Serra poderia estar com 41% x 35% ou Dilma com 39% x 37%). No segundo turno José Serra venceria por 47% a 45%. O Vox Populi e o Ibope convergiram para o mesmo resultado em pesquisas feitas na semana passada: 40 pontos para Rousseff e 35 pontos para José Serra.

Qual a explicação possível para essa subida? Apesar do desgaste dos últimos dias por causa do processo de escolha do vice-presidente da chapa tucana, a explicação mais provável está na exposição continuada de Serra na televisão. As pesquisas Vox e Ibope captaram somente parte dessa exposição, pois terminaram suas entrevistas na semana passada. A pesquisa DATAFOLHA terminou o campo de apuração ontem.

lulagigante7m O que isto quer dizer? Nada. Só que faltam 93 dias para a eleição e Dilma não está mais na dianteira. Ou que Serra retomou a dianteira que tinha. Mas faltam 93 dias [e a campanha propriamente dita nem começou]. E vem nova pesquisa IBOPE nos próximos dias. O que se conclui é que a eleição não está decidida, apesar do fator lula.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL