sexta-feira, 2 de julho de 2010

FUTEBOL E POLÍTICA…

A história está recheada de exemplos de uso do esporte como meio de promoção política. Eurico Miranda já se elegeu deputado usando o Vasco da Gama. Andrés Sanches, do Corinthians, filiou-se ao PT… porque será? É só pesquisar e vamos encontrar outros exemplos…

Quando uma equipe ou um atleta vence, há numerosas homenagens, desfile em carro aberto, etc. E quando perde? Serão chamados pelos políticos para ao menos uma palavra de conforto? É claro que não. Ninguém vai querer associar sua imagem aos "derrotados" da vez. Quero que vejam duas fotos:pefrios

Esta foto foi feita nas vésperas do jogo entre Flamengo [1] x [2] Corinthians, pela copa Libertadores da América. Como todos sabem, o Corinthians foi desclassificado.

lulaafundaselecaoEsta foto foi feita no dia 05 de maio, antes do embarque dos brasileiros para disputarem a copa do mundo de futebol, na África do Sul. Nomeei-a de "lulaafundaselecao.jpg". Observe o tranco que Lula [parece o Felipe Melo jogando] dá no Ricardo Teixeira, como a dizer: "O presidênti aqui sou eu". Ricardo, em lugar de Ronaldo Nazário fica espremido e desconfortável entre os mesmos três: Andrés Sanches, Luis Inácio e D. Marisa. Ô turminha da pesada…

É evidente que não responsabilizo Lula pelo fracasso da seleção. Ele nada podia fazer contra os holandeses. Ele não vai perder nada. Eu até poderia dizer que nunca antes nestepaiz um prezidênti eleito democraticamente perdeu duas copas do mundo. Mas ele não perdeu nada. Todavia, iria tentar ligar a imagem do time à campanha política ora em curso. Não perderia nada com a derrota, como não perdeu, mas tentaria capitalizar com uma eventual vitória.

Ah, só pra constar: o palpite da poste foi Brasil 2x0 Holanda. Como dizia certo personagem humorístico: "Faiôôôôô"…

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL