segunda-feira, 12 de julho de 2010

TEORIA DA BRAVATA NÃO FUNCIONA COM A FIFA

A FIFA mostrou durante esta copa do mundo de futebol que é mais influente até mesmo que a ONU. Quando o presidente da Nigéria quis impor uma quarentena de 2 anos à seleção local, a FIFA prontamente anunciou que poderia punir a federação nigeriana de maneira muito mais séria. O presidente voltou atrás. Alguém pode dizer: "Mas é a Nigéria, uma seleção africana sem tradição". É verdade, mas quando o governo francês quis intervir na seleção local [a França é campeã do mundo] a FIFA fez a mesma advertência e até o presidente Nicolás Sarkhozy teve que voltar atrás e dar explicações. O presidente do Brasil resolveu bravatear com a FIFA, afirmando que se o Brasil não fosse capaz de organizar bem a copa voltaria nadando da África do Sul para o Brasil. Pura bravata porque:

  1. Quando [e se acontecer] de o Brasil não conseguir organizar bem a copa de 2014 ele não só não será mais presidente como já estará no Brasil;
  2. Creio que o Brasil conseguirá organizar bem a copa a despeito do lulismo – se ainda estiver no poder será com muito desvio de dinheiro e superfaturamento das obras; se não, será com muita oposição dos petralhas, mas conseguirá dada a força da iniciativa privada nacional;
  3. Mesmo que se soubesse agora que o Brasil não conseguiria organizar bem a copa, Lula daria um jeito de desdizer o que disse. É ou não é sempre assim?

Interessante é a posição da FIFA: alerta alerta que falta muito ainda ao País para organizar o próximo mundial e que à partir de agora passará a pressionar o Brasil para acelerar as obras para a realização da competição, porque muitas das promessas feitas não passam de mera carta de intenções, não saíram do papel. E adverte através do secretário-geral Jerome Valcke: “Temos alguns problemas sim, precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo a capacidade suficiente em hotéis”, disse o dirigente. Valcke disse que nada está em dia, nem mesmo a definição sobre local de partidas importantes: abertura e semifinais. Não há um projeto de infra-estrutura [apesar do PAC], não se definiu quais aeroportos serão usados e nem de onde virá o dinheiro para as obras necessárias. Um membro do Comitê Executivo afirmou que o Brasil só ganhou a concorrência para sediar a copa porque concorreu sozinho. A razão: falta de planejamento. E por isso o Brasil vem sendo considerado pela entidade tão ou mais problemático que a África do Sul. Nas contas da FIFA os trabalhos no Brasil estão atrasados 2 anos.

Por causa da pressão Lula desistiu de assistir a final da Copa, o que foi considerado como um ato de menosprezo à entidade que levará o Mundial ao Brasil em 2014. Tradicionalmente, o presidente do próximo país sede é o convidado de honra da final da Copa. No último domingo, na sala vip do estádio, o lugar de Lula ficou vazio. Suas bravatas não colaram e ele não sabe conviver com a cobrança. Lula percebeu que a FIFA não é um sindicato de São Bernardo. E gritou: "Não brinco mais".

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL