domingo, 15 de maio de 2011

CÂMARA APROVA PLEBISCITO PARA DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ

A população do Pará vai decidir se quer ou não que o estado seja desmembrado, dando origem a dois novos estados: Carajás e Tapajós. Nesta quinta-feira (5/5), a Câmara aprovou dois projetos que autorizam a convocação de um plebiscito sobre o tema. Enquanto a proposta sobre o Carajás será promulgada, a do Tapajós terá de passar pelo crivo dos senadores. Aprovado pela Câmara dos Deputados o pedido de um plebiscito para divisão do Estado do Pará em 3 partes, ficando o Pará, Tapajós e Carajás. Agora segue para a aprovação final do presidente do Congresso, José Sarney e na sequência a organização eleitoral em até 6 meses.

O projeto do estado do Carajás englobaria municípios localizados no sul e no sudeste paraense, que abrangem uma área de 284,7 mil km². Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem na área. O plebiscito será em novembro, seis meses após a publicação da lei, prevê o projeto. A região do Tapajós engloba 29 municípios, nas regiões Baixo Amazonas e do Sudoeste Paraense. A região tem uma população de 1,7 milhão de pessoas, em torno de 20% da atual população do Pará. O futuro estado já teria até capital: Santarém, com 276 mil habitantes.

O interesse maior é dos políticos que terão mais 2 Estados para implantar uma estrutura governamental, com muitos cargos de confiança a serem distribuídos, mais a eleição de novos Senadores, Deputados e Governadores.

Os interesses dos separatistas foram contrariados na medida em que eles queriam que apenas os moradores das regiões atingidas pudessem expressar sua opinião, alienando os demais paraenses do processo. Mas o entendimento final foi que todo o estado poderá opinar. E os separatistas seguem preocupados.

Já afirmei em outro artigo que a divisão atende principalmente interesses de grupos políticos, como disse um conhecido meu, parlamentar municipal: "Vai que sobra uma boquinha pra mim"…

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL