quarta-feira, 25 de maio de 2011

MORTE ANUNCIADA… SANTO OU MÁRTIR? NÃO, APENAS INTERRESSES.

A presidanta Dilma Roussef determinou que a PF investigue a morte de José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa, Maria do Espírito Santo, líder de camponeses na cidade de Nova Ipixuna, há 60km de Jacundá. Ribeiro e Maria vinham denunciando, desde o ano passado, o desmatamento na região, causando madeireiros e carvoeiros de planejarem seu assassinato a qualquer momento, no que muitos acreditavam ser uma manobra para garantir a própria vida:

- Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou para cima, eu denuncio os madeireiros, os carvoeiros e, por isso, eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmão Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci.

Ribeiro foi um dos destaques da TEDX Amazônia, fórum que ocorre desde 1984 e que neste ano discutiu a qualidade de vida no planeta. Outros que ao longo dos anos foram destaque foram Bill Gates, Al Gore e Michelle Obama.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL