sexta-feira, 6 de maio de 2011

OSAMA MORREU. MORREU?

Uma morte sem provas, sem fotos, sem filmes e sem corpo. Tudo o que se tem é o testemunho de soldados americanos e de uma suposta "filha" de Bin Laden. Ainda ontem tive que responder à pergunta: Osama Bin Laden morreu mesmo? Segundo Arshin Adib-Moghaddam, professor convidado de Política Internacional e Comparativa no Oriente Médio na Universidade de Londres: “Política e ideologicamente, bin Laden morreu anos atrás. A Al Qaeda não consegue reunir um apoio massivo no mundo árabe e islâmico porque sua estratégia de terrorismo niilista foi rejeitada.”  Mesmo no mundo árabe a morte de Osama tem tido pouca repercussão. Os jovens não se sentem massivamente motivados para o jihadismo, mas buscam expressar-se nas revoltas pacíficas…

As questões levantadas são: Osama morreu? É provável. Porque não foi capturado vivo? Ou, se foi, porque estão dizendo que ele está morto? Se Osama não morreu, isto é uma questão de tempo. Se ainda está vivo, será apenas pelo tempo necessário para que informações possam ser obtidas. Vivo, ele estará em um lugar absolutamente inacessível por quanto tempo for necessário, até que esteja morto. Mas, para os americanos, para a opinião pública e para a maioria dos árabes, é melhor que ele esteja oficialmente morto e seu corpo depositado em um lugar inacessível [creio que, mesmo no mar, se os americanos quiserem poderiam localizá-lo através de transmissores colocados no caixão – o que não deve ter acontecido].

Mas o que é certo é que o osamismo é um cadáver, um fantasma que ainda pode, durante algum tempo, assustar os americanos e seus aliados, mas, ao mesmo tempo, dar combustível cada vez menos poderoso para os radicais. Todavia, não nos iludamos, estes radicais logo encontrarão outros motivos para seus assassinatos.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL