domingo, 15 de maio de 2011

DA SÉRIE PERSONAGENS: MIRIÃ, UMA IRMÃ QUE QUIS SER MAIS QUE IRMÃ

Números 12:1-16

Miriã, a irmã de Moisés, é uma personagem muito interessante visto que foi grandemente usada por Deus, mas também severamente punida por Deus. Ela foi a mais velha dos três filhos de Anrão e Joquebede. Moisés era o mais jovem. Arão era 03 anos mais velho que Moisés e ainda que a idade de Miriã não seja apresentada, ela tinha idade suficiente para assistir quando Moisés foi colocado no rio, ficar aguardando os acontecimentos e finalmente falar à filha do Faraó sobre procurar uma mulher hebraica para cuidar de Moisés, portanto, podemos inferir uma idade entre 8 e 12 anos.

Para fazer isso ela precisava ter alguma desenvoltura verbal e social. Desse modo, ela foi usada por Deus para salvar Moisés, que, mais tarde, foi usado para salvar toda a nação de Israel. A Miriã foi dado o privilégio de participar de uma parte da história formativa do povo de Israel: ela era, dalguma maneira, parte do processo de preservação da vida daquele que seria o libertador do povo de Deus.

Além desta participação, Miriã também é chamada de profetiza em Êx 15:20. Entretanto, é difícil dizer se foi uma atribuição permanente de Deus ou se foi algo temporário, apenas referindo-se ao momento do cântico que, por transmitir conhecimento ainda não registrado e agora fazer parte do cânon, pode ser corretamente chamado de profecia. Há duas coisas que levam alguns mais afoitos a questionar o seu status de profetisa: o fato de não haver nenhum relato de Deus falando diretamente com Miriã [mas parece que Deus efetivamente falou, senão ela não alegaria que 'Deus também falava com ela - Nm 12.2] e a soberba que tomou o seu coração por causa disso.

Mas o tratamento de Deus com ela mostra um grande interesse de Deus tanto em Miriã quanto na instrução do povo, resguardando especialmente a autoridade mosaica: Miriã, apesar de se a irmã de Moisés, e de ter, por esta época, aproximadamente 90 anos de idade. Deus não questiona a reivindicação de profecia por parte de Miriã, mas a repreende pela auto exaltação, a humilha e faz cair severa punição sobre ela.

Um detalhe fornecido pelo capítulo 12 do livro de números parece indicar que foi Miriã quem deu origem à rebelião familiar ali relatada. Após conduzir as mulheres na exaltação do nome do Senhor por causa do grande livramento destruindo os exércitos de faraó [Ex 15.20-21] Miriã parece ter sentido que poderia ser algo mais do que a irmã de Moisés e Arão. Além disso, parece que havia uma certa insatisfação popular quanto ao fato de Moisés ter tomado Zípora, uma mulher cuxita [e não semita] por esposa.

Sob a liderança de Miriã [seu nome vem primeiro em vez da ordem usual nos costumes antigos, que primeiramente enumeravam os homens e em seguida as mulheres. Tal não é o caso] a rebelião contra a autoridade de Moisés poderia ter consequências muito sérias, porque não era a autoridade do homem que estava sendo questionada, mas a sabedoria daquele que o escolheu... é como se Miriã dissesse que Deus havia escolhido errado [Nm 12:1-2]. Por causa dessa auto declaração, Deus a castigou com lepra, sendo confinada no campo e a viagem de Israel foi interrompida.

Deus disciplinou Moisés ao mesmo tempo em que promovia uma instrução eficiente para o povo. Imaginemos uma pessoa tão popular como Miriã, aos 90 anos de idade, de repente ter que se afastar do seio da comunidade por causa de uma lepra [não em seu início, para que ninguém julgasse que fosse por causas naturais] que a deixou imediatamente com a pele esbranquiçada. Somente depois de 07 dias ela poderia retornar ao seio do povo. E enquanto isto uma multidão de cerca de 3.000.000 de pessoas aguardava, impaciente, a retomada da viagem – e enquanto isto trocava impressões sobre o que acontecera. Poucas imagens podem ser tão tristes quanto imaginar Miriã entrando no arraial num percurso de centenas de metros, talvez quilômetros, sob os olhares de todo o povo.

Isso deve nos ensinar o quão grandemente podemos ser usados quando somos dispostos a ser o que Deus quer que sejamos, fazendo exatamente aquilo que ele nos trouxer às mãos, como foi com Miriã [Êx 2:4-8] e ao mesmo tempo o obstáculo para o povo e o dano que podemos nos causar quando teimamos ter a autoridade e posição que Deus não nos ordenou.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL