Gabriel Castro e Luciana Marques
Uma manobra explícita da base governista impediu a votação de um requerimento pedindo a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre o crescimento de seu patrimônio. A oposição já havia anunciado que iria apresentar o requerimento na sessão desta quarta-feira da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Para evitar a exposição, o presidente da comissão, Sérgio Britto (PSC-BA), simplesmente cancelou o encontro, que estava marcado para as 9h30h.
O argumento: como também havia uma sessão do plenário agendada para a manhã desta quarta, a comissão não poderia se funcionar. A explicação não se sustenta. O regimento da casa veta apenas que as comissões deliberem enquanto a ordem do dia está em andamento. Em situações como a desta quarta-feira, as comissões iniciam os trabalhos e seguem em reunião até que a ordem do dia se inicie – o que geralmente acontece com grande atraso.
Nesta terça-feira, a presidente em exercício da casa, Rose de Freitas (PMDB-ES), convocou uma sessão extraordinária para as 9 horas desta quarta, o que permitiu a manobra dos aliados para blindar Palocci. Em pauta, está o requerimento da oposição que pede a votação imediata do Código Florestal.
Outras comissões também foram canceladas em cadeia, como a de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça. Militantes e parlamentares do PSDB tentaram colar cartazes no corredor das comissões. As mensagens dizem "Blindagem ao Palocci". Alguns cartazes foram arrancados pela segurança da Câmara. Diante da manobra, a oposição correu para a Comissão de Agricultura e conseguiu quórum para abertura dos trabalhos. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou, então, um requerimento para convocação de Palocci. No entanto, a comissão foi suspensa novamente pelos governistas e houve muito bate-boca. Dois cartazes com a expressão "Blindagem ao Palocci" foram fixadas na parede que fica atrás da mesa principal da sala. "Estão impedindo que o todo-poderoso venha aqui prestar esclarecimento por causa de seu enriquecimento fabuloso. O que ele tem a esconder? Por que não pode mostrar ao Brasil as empresas que contrataram sua consultoria quando era deputado federal? O governo quer colocar mordaça na oposição", criticou o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA). Ele apresentará ainda hoje um requerimento no Plenário da Casa para convocação do ministro da Casa Civil.
POR QUE PALOCCI NÃO PODE FALAR?
PORQUE UM MINISTRO DE ESTADO NÃO PODE FALAR COM O CONGRESSO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário