segunda-feira, 12 de abril de 2010

CURRÍCULO DOS PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATOS

marina MARINA SILVA

PESSOAL

Marina Silva é acreana, filha de seringueiros paupérrimos, viveu até os 15 anos em um assentamento [colocação] chamada Breu Velho, em casa construída sobre palafitas [edificação comum na região], no seringal Bagaço, no Acre. Era analfabeta até os 15 anos, quando foi levada com hepatite para Rio Branco, matriculando-se no antigo MOBRAL [Movimento Brasileiro para Alfabetização], extinto em meados dos anos 80. Tornou-se seguidora das idéias marxistas por influência dos padres e freiras [não deveria ter sido do cristianismo?] com quem passou a conviver no convento onde morava. Dada a sua origem, desde cedo envolveu-se em lutas ambientais, tendo sido companheira do líder seringueiro Chico Mendes. Também foi militante das comunidades eclesiais de base [católicas]. Em 1988 foi eleita a vereadora mais votada em Rio Branco. É casada desde 1980, tendo quatro filhos. Seu esposo é o empresário Fábio Vaz Lima, que chefiava o influente GTA, uma “holding” de 200 ONGs que comercializa madeira extraída na amazônia. Ele é considerado seu “ponto vulnerável”.

ACADÊMICO

É formada em história pela universidade federal do Acre e especializada em psicopedagogia pela PUC em Brasília.

POLÍTICO

Foi eleita vereadora em 1988 pela cidade de Rio Branco, no Acre, deputada estadual em 1990, senadora em 1992. Era ministra do meio ambiente do governo Lula, saiu por discordar da política de concessões ambientais.

OBSERVAÇÕES

Marina Silva é membro de uma das mais politizadas igrejas evangélicas do Brasil. Saiu do PT sem ousar dizer que discordava dos constantes escândalos. Seu problema era ambiental, por isso filiou-se ao PV. É vista como uma potencial tiradora de votos da Dilma [mulheres, minorias e esquerdistas] e provável aliada de Serra num eventual segundo turno.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL