quinta-feira, 15 de abril de 2010

UM LEITOR ME PERGUNTA: E A EVANGÉLICA MARINA?

Um leitor me faz a seguinte pergunta: “Se o Serra e a Dilma são ‘ímpios’, porque não votar na Marina Silva, que é evangélica”. Como diria a sábia Ofélia, esta é uma faca de “dois legumes”… Mas vamos ver o que dá pra fazer com este pepino [depois eu vejo se pepino é legume]…

Marina tem alguns “predicados” que depõem em seu favor. Brasileira, de origem pobre, esforçada, lutou para aprender a ler e escrever após os 15 anos de idade, continuou estudando [diferente do preguiçoso presidente que temos que já afirmou que os livros lhe dão sono], tem experiência como legisladora, é evangélica e…

Aí é que está. E… o quê? Tenho uma série de objeções, mas vamos uma por uma. Primeiro, o fato de ser evangélica a credencia a ser presidente? Penso que tal fato não credenciou Garotinho a ser presidente. Penso que tal fato não impediu uma montanha de escândalos políticos administrativos envolvendo a dupla Garotinho-Rosinha. Aliás, minhas objeções só aumentam porque penso ser absolutamente incongruente um evangélico ser membro do Partido dos Trabalhadores, que anda envolvido em constantes tramóias [com o qual a dupla G-R está tentando fazer aliança agora]. E, mesmo quando saiu dele, disse que saiu por razões que envolvem sua militância ambiental, não por causa dos escândalos, da roubalheira que SABE existir no partido. Como cristã, ética, teria que sair do PT e dizer o porque. Se saiu por outros motivos, então ficaria mesmo com as roubalheiras. Como confiar na garotinha acreana?

Outra objeção é quanto a sua militância verde. Seu marido tem “pé de barro”, está envolvido justamente na exploração madeireira na amazônia, e, esta exploração sempre envolve arranjos à margem da lei, para dizer o mínimo [até a mundialmente Dorothy Stang, segundo cidadãos amapuanos, levava alguma “vantagem” na sua militância]. Enquanto era ministra do governo petista ela era responsável pelas licenças ambientais para a construção de hidrelétricas, por exemplo. O que ela acha de Belo Monte? Sua resposta: não é contra a construção, mas não defende a construção. Então, tá: vamos construir meia usina. Mas dá pra produzir meia eletricidade para fazer funcionar meia geladeira?

Perguntada se o governo FHC é o que Lula diz ter sido, sua resposta foi que o governo anterior cometeu muitos erros [não aponta quais] e alguns acertos [também não diz quais], assim como o atual comete alguns erros [também não ousa dar nomes] e tem muitos acertos [não lista]. Ora, assim até eu consigo responder a qualquer pergunta, até mesmo a quadratura do círculo. Basta dizer que é proximo de x, mas também não está longe de y… Resolvi o maior problema da matemática, da geometria, da física, da… da…

E o MST, o que ela acha? É um movimento social que deve ser levado em consideração por trazer à tona discussões sobre o estado do campo no Brasil. E as invasões? O movimento social não deve ser criminalizado porque busca fazer com que o problema do campo seja equacionado. E os crimes cometidos? É preciso olhar com calma para não criminalizar o movimento. E ela, é a favor ou contras as invasões? Sua base é nos movimentos sociais, mas nunca invadiu, nem mesmo chegou a usar um boné dos sem-terra… sei… sei…

O que acha do agronegócio? Põe comida na mesa dos brasileiros, e tem funcionado como âncora da estabilidade econômica. É a favor então? Há problemas que precisam ser solucionados como as agressões à natureza. Quais são os padrões para julgar estas agressões? ONGs ou as leis brasileiras? As ONGs funcionam dentro da legalidade.

E o papel do Brasil no mundo? Como se relacionar com as ditaduras, Cuba, por exemplo, é uma ditadura? Cuba é um país fechado, que tem sofrido todo tipo de oposição e pressão liderada pelos Estados Unidos. Mas é uma ditadura? É difícil uma abertura sem uma contrapartida por parte dos estados americanos, especialmente os Estados Unidos… sei, então, não dá pra admitir que Cuba é uma ditadura.

Para finalizar, o problema é que ninguém sabe o que Marina pensa fora dos limites nos quais tramitou com segurança até agora. Eu não consigo descobrir o que ela vai defender ou combater. Não sei se vai aderir ao Foro de São Paulo, do qual fazia parte enquanto era membro do seu antigo partido, o PT. Marina quer se mostrar como alguém capaz de juntar todo mundo. Mas qual será o divisor comum, qual idéia? A sua simples figura não basta.

Lamento, mas sem um sim, sim! Não, não! É impossível vê-la como alguém capacitada e habilitada para governar este país. Com quem ela faria alianças em caso de ser eleita? Com o PSDB-DEM que tanto combateu até alguns meses atrás? Com o PT que praticamente a expulsou, mas cujo pó ela não teve coragem de sacudir das vestes?

Para concluir, a denominação a que pertence já chamou o atual presidente de um monte de coisas, até mesmo de demônio barbudo, e o apoiou na última eleição. A quem eles vão apoiar agora? À sua correligionária ou a atéia e mentirosa Dilma? Se eles não a apoiarem [e não apoiarão], porque eu deveria?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL