sexta-feira, 23 de abril de 2010

UM ALERTA AOS FALSOS PASTORES

"Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos..." (Ezequiel 24:2) ; "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! diz o Senhor" (Jeremias 23:1)
Temos diante de nós dois textos contundentes da parte do Senhor, com relação aos que têm a responsabilidade de conduzir o rebanho do Senhor, na condição de pastores dessa grei. A palavra de Deus é dura e pesada e soa como séria advertência.
Quando ouvimos essa passagem somos confrontados com a situação dos líderes religiosos em nosso país e vemos sua atualidade, propriedade, precisão e necessidade. Guias cujas atitudes são de mercenários ou, até mesmo, lobos.
Os escândalos que têm alcançado a Igreja Católica Romana, trazendo à luz o que de há muito tempo ocorre, abalando a confiabilidade do clero romano em sua conduta moral quanto à sexualidade, bem como os escândalos nos meios "evangélicos", com seus pastores em sua volúpia por dinheiro e poder, em uma forma de imoralidade de conduta quanto aos bens materiais, locupletando-se às custas das ovelhas e fiéis, ou mesmo a "poligamia sucessiva" em que casam e descasam, para casar-se novamente, sem que estejam presentes os motivos bíblicos admitidos para o divórcio, abalam a credibilidade da própria instituição Igreja.
Esses pastores (líderes) são responsabilisados pelo Senhor quanto ao dano causado ao rebanho que está sob seu cuidado e pastoreio. A destruição e dispersão das ovelhas, bem como o apascentamento para seu próprio ventre (a si mesmos) estão em contradição com sua tarefa primeira e maior, ou seja, de conduzir com e em segurança aqueles e aquelas que estejam sob sua orientação. O descrédito a que esses indivíduos estão lançando o ofício pastoral é trágico.
Vidas estão sendo marcadas de modo desastroso e nefasto por atitudes contrárias aos princípios bíblicos e cristãos. O abuso de crianças, a manifestação da homossexualidade, a incontinência conjugal, a ganância pelo dinheiro e poder, são posturas inadmissíveis àqueles que dizem conhecer ao Senhor e, sobretudo, àqueles que devem conduzir as ovelhas do rebanho do Senhor. Jesus nos advertiu: "É inevitável que venham os escândalos, mas ai daquele por quem vierem os escândalos" (Mt.18:7) e "Qualquer um que fizer tropeçar a um desses pequeninos que crêem em mim...melhor que fosse afogado no mar" (Mt.18:6).
Esses tipos de escândalos não são coisa nova, mas as proporções estão aterradoras. O risco do Nome do Senhor ser blasfemado no meio dos não cristãos está se concretizando (Rm.2:24), e isso por causa da conduta de "pastores", os quais são verdadeiros lobos travestidos de pele de cordeiro ou de roupagem de pastores (Mt.7:15). Deus tenha misericórdia de nós.

Rev. Paulo Audebert Delage.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL