segunda-feira, 12 de abril de 2010

CURRÍCULO DOS PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATOS

serra JOSÉ SERRA

PESSOAL

José Serra é paulista, filho de imigrantes italianos, seu pai era vendedor de frutas no mercado municipal, na capital paulista. Trabalhava 14.00h por dia na semana, segundo Serra seu pai “Carregava caixas de frutas e verduras para que ele pudesse um dia carregar caixas de livros”. Foi criado em uma pequena kitchenette, quarto e sala, geminada com outras 24, no bairro da Mooca, na capital paulista. Vinculado à política estudantil, Serra foi presidente da UNE. Sempre usou a tribuna e o palanque como arma de combate, jamais armas de fogo ou violência. Não integrou grupos terroristas armados, como MOLIPO, VAR-PALMARES e outros mais, sob orientação comunista russa. Durante o regime militar teve que exilar-se no Chile [foi preso, por solicitação do governo brasileiro, no Estádio Nacional de Santiago, de onde conseguiu escapar]. De lá foi para os Estados Unidos de onde voltou para ingressar na carreira política através das eleições, conseguindo eleger-se deputado federal constituinte pelo estado de São Paulo em 1986. É casado desde 1967 com a psicóloga chilena Mônica Allende, com quem tem dois filhos e dois netos.

ACADÊMICO

É graduado em economia pela universidade do Chile, onde também fez mestrado na mesma área. Nos Estados Unidos fez mestrado em ciências econômicas pela Universidade de Cornell, onde também se doutorou na mesma área. Foi professor na universidade de economia do Chile e também no Instituto de Estudos Avançados da universidade de Princeton [EUA]. Também lecionou na UNICAMP, em Campinas, estado de São Paulo.

POLÍTICO

Foi eleito deputado constituinte em 1986, reeleito deputado federal por São Paulo em 1990. O mesmo estado o elegeu para o senado em 1994. Em 2004 foi eleito prefeito da cidade de São Paulo e em 2006 foi eleito governador do estado, licenciando-se para concorrer à presidência da república pelo PSDB.

OBSERVAÇÕES

Foi ministro do planejamento do presidente Fernando Henrique Cardoso, e, depois, ministro da saúde, criando programas adotados mundialmente como referência, como na prevenção e tratamento da AIDS, medicamentos genéricos. À frente do ministério da saúde ganhou diversas menções honrosas da OMS. É tido como um político centralizador, que dorme pouco e se interessa por detalhes administrativos. Também não constuma ceder a pressões de grupos que não tenham reais motivos para reivindicação. Dois exemplos recentes em São Paulo foram a greve dos policiais civis e a dos professores da rede pública estadual, ambos sob a direção do PT e da Força Sindical.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL