quarta-feira, 7 de abril de 2010

JACUNDÁ – CIDADE PAVIMENTADA COM ENTULHO

IMG0044BQuem trafega pelas ruas de Jacundá, na PA-150, certamente já constatou o que escrevo agora. Os inúmeros buracos existentes nas suas ruas estão sendo tapados com entulho. Pergunto se é isto o que os cidadãos jacundaenses merecem: trafegar sobre entulho? É para este fim que são destinados os cada vez mais abusivos impostos que pagamos? Eles não deveriam ser utilizados para oferecer à população um mínimo de infra-estrutura, um mínimo de segurança? Sei que pagamos impostos específicos para este fim. Para onde vai o dinheiro? Gostaria de oferecer respostas, mas não as tenho – e sei que quem as tem não as oferecerá.

É lamentável que, quando saímos de casa, fazemos um cálculo mental de itinerário tendo em vista não o caminho mais curto, ou mais rápido, mas sim o número de buracos dos quais teremos que desviar. Isto acontece em todas as ruas, sejam elas avenidas, vias principais, arteriais, coletoras, etc… Não importa a rua, aliás, há ruas já onde não se pode passar de carro, a menos que seja um carro alto e traçado [José Dentista, no Alto Paraíso, por exemplo – e é ao lado de uma praça, do centro comercial do bairro e de uma escola].IMG0041B

Nas ruas onde o entulho tem sido usado como pavimento temos vários problemas: a sujeira, os solavancos e, quando chove, os buracos escondidos sob a lama como verdadeiras armadilhas para os motoristas e, especialmente, com grande risco para os motociclistas. Como se não bastasse os motoristas, obrigados a desviar dos buracos, acabam trafegando pela mão contrária, aumentando o risco de acidentes [aumentados por motoristas e pilotos inabilitados, ou ainda irresponsáveis, ou os dois – cadê DETRAN e demais órgãos]. Os motoqueiros transitam naturalmente na contra-mão, com motos sem faróis ou placas. É muito comum vermos caminhões estacionados na contra-mão e impedindo a visão em esquinas, por exemplo.

Outro problema sério é que Jacundá virou um grande pasto para cavalos e um verdadeiro canil a céu aberto. Dirigir ou pilotar virou simplesmente a arte de desviar de cachorros e cavalos – já houve ocasião de eu contar 6 animais pastando tranquilamente na Avenida Cristo Rei, tanto faz que seja de dia ou de noite.

Quem tomará alguma providência quanto a isto? A cidade tem prefeito. A cidade tem DETRAN, a cidade tem câmara de vereadores. A cidade tem fórum. A cidade tem ministério público. Alguém se habilita a governar?

IMG0042B

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL