segunda-feira, 12 de abril de 2010

CURRÍCULO DOS PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATOS

CIRO FERREIRA GOMESciro

PESSOAL

Ciro tem 53 anos, nasceu em Pindamonhangaba [SP], filho de pais professores da rede pública. Aos 4 anos de idade sua família mudou-se para o Ceará, na cidade de Sobral, 220km a oeste de Fortaleza. Sua primeira experiência política foi com a UNE em 1979, concorrendo a vice-presidência pela chapa Maioria, de direita. Suas inclinações eram de direita, filiou-se à ARENA e em seguida ao recém-fundado PDS. Quando entrou na política seu pai era prefeito de Sobral. Participou basicamente da política estudantil, inflitrando-se em grupos de esquerda com o grupo Maioria. Utilizando a imagem do pai muito cedo disputou cargos eletivos. Em 1982 foi eleito deputado estadual no Ceará. Foi casado com a socialyte e política Patrícia Sabóia com quem teve três filhos. Atualmente é casado com a atríz Patrícia Pillar [sem filhos].

ACADÊMICO

É graduado em direito pela universidade federal do Ceará, especializado em economia política pela universidade de Harvard [USA] e foi professor em universidades de Fortaleza e Vale do Acaraú.

POLÍTICO

Deputado estadual no Ceará em 1982 e 1986, prefeito de Fortaleza em 1988 e governador do Ceará em 1990 e 1994.

OBSERVAÇÃO

Embora paulista de nascimento, toda a carreira política de Ciro foi construída no Ceará. Em 2010 transferiu seu domicílio eleitoral para São Paulo, sob pressão do presidente Lula, para concorrer como candidato a governador contra o tucano Geraldo Alkmin. Ciro ainda pretende ser candidato a presidência, mas nem seu partido o apóia, apesar de ter cerca de 10% das intenções de voto nas pesquisas.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL