quinta-feira, 15 de abril de 2010

PENSANDO OS PENSAMENTOS DE DEUS

Texto para ser publicado no boletim da Igreja Presbiteriana em Jacundá.

P6220272b O que deve ocupar a mente do povo de Deus? Se olharmos o noticiário, muitas coisas nos chamam a atenção: lançamento das candidaturas à presidência da república, calamidades no Rio de Janeiro, promessas de invasões de terras por parte do MST, bispo orientando obreiros a fazerem acordos com bandidos... Fica no ar a sensação de que é tanta coisa que nossa mente, como um computador, precisa de uma upgrade para armazenar e processar tantas informações. Que ninguém imagine que eu seja um alienado, que ache que o cristão deve se desligar de tudo o que acontece no mundo, sem se importar com o que ocorre à sua volta.

Por exemplo: creio que toda autoridade é ministro de Deus para abençoar ou para abençoar através da disciplina. Também creio que, numa democracia [caso do Brasil, ainda] os governantes expressam a vontade do povo. E este povo pode entregar o governo nas mãos de ímpios, de modo que este servirá de disciplina - será assim porque o Senhor quer disciplinar seu povo. Entre ímpios e ímpios pode escolher o menos pior - e a disciplina ser mais branda [ou não], mas sempre será a expressão da vontade de Deus.

Sei que não devemos nos preocupar com o amanhã, mas ao mesmo tempo devemos nos preparar para ele, sendo não apenas providentes mas confiando também na soberania de Deus, lembrando que faremos [ou não] tais coisas se Deus quiser. Enquanto isto, diante das escolhas que temos que fazer, das palavras que temos que dizer, dos deveres que temos que cumprir, qual deve ser o nosso posicionamento?

A resposta é: pensar os pensamentos de Deus. Como assim, se eles são mais altos que os nossos? Não me refiro aos desígnios de Deus, mas ao que a palavra diz: o cristão tem a mente de Cristo, isto é, suas escolhas, suas atitudes, o seu refletir sobre o mundo que o cerca parte do princípio de que este mundo jaz no maligno [portanto nossa aliança tem que ser com Deus e não com os mundanos], que as coisas do mundo são passageiras [portanto não devemos depositar nelas o nosso coração] e que há algo mais importante para ser amado [quem ama o mundo não conhece o amor verdadeiro, o de Deus].

A palavra de Deus nos orienta a deixarmos nossa mente ser transformada, moldada pela mente de Cristo, ocupando-a com coisas boas, agradáveis, de boa fama e virtuosas. Somente ocupando-a com coisas boas poderemos tirar dela coisas boas. O Senhor Jesus disse que o homem bom tira do bom tesouro do seu coração coisas boas. O contrário também é verdadeiro.

Uma pergunta: em que você tem pensado?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL