terça-feira, 31 de maio de 2011

DIVISÃO TRÍPLICE DO PARÁ VAI A PLEBISCITO

Na Veja on-line, por Gabriel Castro

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, a convocação de um plebiscito para a criação do estado do Tapajós. A nova unidade da federação abarca 27 municípios da região oeste do Pará: mais da metade do território do estado. Cerca de 1,5 milhão de pessoas vivem na área. O texto já havia passado pela Câmara dos Deputados. O Senado também já havia aprovado a convocação de um plebiscito para a criação do estado de Carajás, com 39 municípios do sudeste do Pará. A população paraense deverá ir às urnas em até seis meses para decidir sobre a criação dos estados.

E…

Aumentam as esperanças dos políticos das regiões do Carajás e Tapajós… um votando para ajudar o outro vence os restantes. Vem aí mais duas coortes políticas. Preparem o bolso.

COM VONTADE DE SER FLAMENGO

O Corinthians é, sabidamente, a segunda torcida do Brasil… mas quer tomar o lugar do Flamengo. Qual a estratégia? Parecer com o Flamengo. Foram buscar Ronaldinho, o bola… Foram buscar Adriano, o copo… Depois de usar uma camisa roxa de tanto apanhar, foram pra segundona… E agora jogam de preto e vermelho [ou quase – como um camaleão, querem parecer, embora não possam ser]… Como o antigo Denorex: parece, mas não é. A desculpa para usar algo quase rubro-negro? Homenagem ao Torino da década de 1950… hum…

Dos outros nem falo. Bambis, porcos, bambis cariocas, chorões, bacalhau… estes nem chegam perto. Não tem estatura para fazer sombra nem ao pé do mais querido.

MORTE USPIANA, MORTE CAMPESINA, E VALPARAÍSO?

Escrevi há dias um post sobre a repercussão da morte de um estudante na USP… Três dias de abundantes depoimentos e reportagens em praticamente todas as redes de televisão… Na Amazônia [e esta é uma abordagem tola, uma vez que foram dois episódios, um duplo assassinato no Pará e um em Rondônia] há agora uma verdadeira operação de guerra, como se a segurança nacional houvesse sido violada. Um criminoso [filiado ao PT que foi protegido pela então governadora, Ana Júlia Carepa, também do PT, que só permitiu a instauração de um inquérito de mentirinha um ano depois do crime] e sua esposa foram mortos em Nova Ipixuna… e um agricultor em Rondônia. Um corpo foi encontrado, também em Nova Ipixuna, mas descarta-se ligação com a morte do casal ou até mesmo com os conflitos agrários [que na maior das vezes não passa de conflitos de interesses]… Seis ministérios mais a Polícia Federal foram colocados para trabalhar [?] em Nova Ipixuna. Rodovia Federal foi fechada por manifestantes que protestavam contra a morte do criminoso – e ninguém desobstruiu a via… ficaram lá enquanto quiseram. Na época que escrevi sobre a morte uspiana perguntei sobre as outras mortes que ninguém dá a mínima? Sobre as mortes campesinas pergunto a mesma coisa: e as outras mortes que ninguém dá a mínima?

No quintal da Sra. Dilma, na cidade de Valparaíso [Go], fronteiriça ao Distrito Federal, numa única noite foram mortas 5 pessoas. Algum movimento? Alguma preocupação governamental? Algum ministério? Polícia Federal? Nada. Não são USPianos… Não são campesinos. São só 0,0001% dos mortos todos os anos no Brasil para os quais ninguém dá a mínima atenção.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

PASTOR DEVE SER UM ALIENADO

a_esperaPode parecer estranho o título deste post, mas é o que um "anônimo" com blog bloqueado para não ser identificado afirmou. Segundo ele pastor deve se ocupar somente com teologia, leituras, orações e contemplação…  Não deveria ter opinião política ou econômica. É claro que há pastores alienados, que não sabem o que se passa com seu rebanho porque estão encastelados em escritórios com ar condicionado, cercados de livros que, muitas vezes, embora leiam, não compreendem realmente.

Bem, num mundo ideal realmente deveria ser assim. Mas se observarmos ao longo de toda a história bíblica veremos que numerosos servos de Deus se posicionaram quanto a política nacional e internacional, economia e costumes. Assim como os servos de Deus como Jeremias perceberam que uma fuga para o Egito seria desastrosa, é fácil de perceber que os costumes tem sido influenciados negativamente, e em larga escala, pela ascensão de grupos esquerdistas ao poder. Para se manterem precisam dar voz [diria amplificadores] às minorias organizadas. E o resultado é o que estamos vivenciando. A igreja acaba sendo pressionada a, no mínimo, se calar. Mas, se é igreja do Senhor, deve ela ficar calada diante dos tantos absurdos que estão sendo perpetrados contra a fé em nome de uma pretensa modernidade ou igualitarismo?

E então, Salomão [que de sábio tem apenas o nome], que tal entrar no debate sem se esconder? Ah, o caminho é por e-mail [marthon@gmail.com].

CIDADÃOS DE NOVA IPIXUNA AFIRMAM: JC NÃO É JESUS CRISTO

Neste final de semana tive a oportunidade de conversar com pessoas que conhecem bem Nova Ipixuna. Conheço a cidade, temos uma congregação nascente lá. Mas não conheço a cidade e seus problemas. Mas quem a conhece afirma: José Cláudio e Maria do Espírito Santo não eram santos, pelo contrário. Conhecidos por estarem constantemente envolvidos em problemas, tidos por encrenqueiros, ninguém na cidade realmente lamenta a sua morte [e uma morte é sempre lamentável]… Grilagem, envolvimento do ambientalista em assassinatos… vamos aos relatos:

1. José e Maria [apesar de homônimos dos pais de Jesus não foram chamados por Deus para nenhuma missão especial] eram conhecidos por sua arrogância [ela tanto quanto ele, se não mais, para alguns] e pela tentativa de manter o controle do assentamento a qualquer custo, inclusive cobrando taxas dos assentados. Em pouco tempo compraram casa na cidade e carro, além da moto [com uma propriedade de 20ha?]. D. Maria pôde estudar e em breve viraria "autoridade"…

2. José estava envolvido, junto com o irmão [afirmam que José foi o mandante] no assassinato do também assentado "Pelado"… O motivo? A posse de um lote de terra [20ha].

3. José, depois de ser assentado, já havia vendido o seu lote para poder invadir outra propriedade. Sua estada na cidade na ocasião da morte tratava deste assunto.

4. José estava vendendo madeira para madeireiros – o que é, no mínimo, estranho, para alguém que dizia viver da colheita da castanha e outros frutos da mata. Sua terra não tinha quase nenhuma cultura. Difícil comprar casa e carro assim. De onde estava vindo o dinheiro?

5. José teria procurado um "matador aposentado", hoje comerciante, para encomendar um trabalho, no que foi recusado. Procurou outro matador muito conhecido na cidade [assassinado em 2010].

ATENÇÃO

O que vai relatado acima é apenas uma porção do que ouvi de quem conhece Nova Ipixuna há mais de duas décadas – estavam lá antes de José e Maria. Até mesmo os madeireiros e donos de serraria afirmam que se for feita uma investigação realmente isenta o resultado será bem diferente do que está sendo mostrado na mídia. José e Maria terão traçado um perfil mais humano do que mítico – na verdade, poderão ser vistos como realmente são: manipuladores, marginais. A população de Ipixuna pede que, por causa do que consideram um bandido, a cidade não seja mais mostrada como um antro de criminosos. Eles afirmam que provavelmente a morte do casal tenha, sim, a ver com terras – mas que seja ou uma vingança, um acerto de contas ou uma disputa por poder.

A estada da Polícia Federal, com agentes disfarçados, na cidade, é vista como uma oportunidade para desmistificar os tais "ambientalistas" vendedores e madeira e mandantes de assassinato.

sábado, 28 de maio de 2011

KASSAB NO PLANALTO?

Saindo do DEM, o prefeito Gilberto Kassab afirmou que seu partido não seria nem governo, nem oposição. Um partido "nem nem"… mas parece que o caldo já começou à entornar. Ele é o único prefeito das cidades candidatas a serem sede da copa de 2014 a não apenas não ter sido convidado, como, também, convidado a não comparecer a uma reunião com a presidente. Kassab tornou-se persona non grata no planalto porque teria prometido abrir uma investigação oficial sobre um suposto vazamento de informações do Caso Palocci oriundo da Secretaria Municipal da Finanças. Não abriu. Agora, se quer voltar a ser "nem nem" vai ter que fazer um agrado… revolucionário esse Kassab. Pode estar andando pelo mesmo caminho que andaram Anthony Garotinho, Ciro Gomes e outros "quase figurões"…

CONGRESSO QUER PROIBIR ANIMAIS NO CIRCO

Por Lauro Jardin, na Veja:

Cavalos, leões, focas e demais animais podem estar com os dias contados nos circos brasileiros. Um projeto proibindo a exibição desses bichos recebeu parecer favorável no Senado. E deve ir para a Câmara para ser votado em breve. Pelo visto, circo animado a partir de agora só mesmo o do Congresso.

Perfeito. Quando soube da notícia pensei mesmo. Só falta o nariz de palhaço ser parte da indumentária, que Suplicy já usou no Senado e nem Tiririca quer usar na Câmara. É que ele é um palhaço que se leva a sério.

UMA REUNIÃO NO MÍNIMO ESTRANHA

Dia 25 último fui convidado para uma reunião no fórum de Jacundá. Dado o assunto ser de interesse de todos os habitantes da cidade: o caótico trânsito jacundaense, que já foi matéria até no Jornal Nacional, da Rede Globo, durante o período eleitoral, em 2010. Ruas esburacadas e intransitáveis [sem exagero, esta semana tive que retornar porque era impossível seguir em frente ou virar à direita ou esquerda… Em várias ruas não dá para passar a menos que seja de carros a partir do tamanho de uma caminhonete… carros de passeio, nem pensar.

Capacete é tido como um incômodo para os motoqueiros, contramão é regra e não exceção… mototransportadoras [já vi pessoas levando até cama de casal montada]… se for para definir, numa palavra: caos. Certa vez, no percurso de casa até a igreja conseguir evitar 6 acidentes [motociclistas, motoristas e até cachorros e cavalos]… Pois bem, o juiz José Goudinho Soares convocou audiência pública para tratar do assunto. Ao lado de propostas exequíveis e necessárias, como a vinda do DETRAN para atuar na cidade em definitivo [vem uma vez por mês e perpetra verdadeiras barbaridades], a solicitação de uma banca permanente de exames para tirar CNH [tornando possível acabar com uma indústria de facilidade na emissão de habilitações]. O que seria uma audiência para buscar soluções se transformou num palanque, troca de ofensas entre políticos, acusando-se mutuamente de mentirosos [eh! novidade…].

Mas o que chamou realmente a atenção foi uma fala do meritíssimo, com a citação de uma estatística onde 96% dos veículos ou condutores teriam algum tipo de irregularidade documental [impostos atrasados, carteiras vencidas, e outros problemas mais]. Questionado a respeito desta estatística, silêncio. Um declaração bombástica, mas irreal. Em seguida, duas propostas que, vindas de um juiz, encarregado do cumprimento das leis, são, no mínimo, estranhas.

i. Emissão de uma "autorização" para condução, com validade de até 6 meses, enquanto os condutores do município providenciassem sua CNH. Tal proposta é flagrantemente ilegal, inconstitucional, uma vez que é atribuição da União legislar sobre o trânsito. Se tivesse sido feita por um político, perdoável seria. mas vinda de um juiz? Do pretenso "guardião" da lei? Estranho? Não, apenas um sinal de novos tempos.

ii. Orientação aos agentes de trânsito para não multarem ou apreenderem o que encontrassem de ilegal. O nome disso é nada menos que "incentivo" à prevaricação, isto é, deixar de cumprir o dever. Um crime de trânsito não pode ser perdoado por um agente de trânsito, pois isso seria, também, um crime.

O problema do nosso país não está nas leis existentes, mas na não aplicação das leis existentes, na leniência. Mais de uma vez vi agentes do trânsito parando alguns condutores e cumprimentando outros que estavam na contra-mão, sem capacete e em motos sem placa e sem faróis. Mas são conhecidos, amigos, são perdoáveis, não é?

CRIME EM NOVA IPIXUNA: ABRE-SE UMA NOVA SUSPEITA

O assassinato de José Cláudio e  Maria do Espírito Santo em Nova Ipixuna, a 60k de Jacundá, tem novos suspeitos ou, pelo menos, uma nova linha de investigação. Isto porque os investigadores foram informados que o casal estava encontrando dificuldades para se manter na liderança do assentamento Praia Alta Piranheira. Segundo informes os agricultores estavam preferindo vender madeira aos madeireiros por R$ 30.00 o metro cúbico com a promessa de aumentar o preço caso José Cláudio e Maria deixassem o local. Discussões entre José Cláudio e os moradores que apoiavam os madeireiros estavam acontecendo corriqueiramente, e Cláudio afirmava que alguns agricultores do assentamento estavam traindo a causa ambientalista. Ele havia dito a alguns que “Se eu e a Maria sairmos daqui vocês também vão ser enxotados e vão sair como entraram, com uma mão na frente e outra atrás”. Em agosto de 2009 um agricultor conhecido como "Pelado", desafeto do casal e afirmava na comunidade que não gostava do ambientalista. José Cláudio e o irmão, Claudemir, foram armados tomar satisfações com o agricultor, e, durante a discussão, Claudemir matou Pelado. A polícia de  Nova Ipixuna não apurou o caso na época e um inquérito "pra inglês ver" só foi instaurado em dezembro de 2010.

A Comissão Pastoral da Terra diz haver uma lista com 30 pessoas marcadas para morrer. Só que ninguém viu esta e a CPT nada mais é que o braço religioso do MST.

UM PEQUENO SUSTO

FILE0008

Na madrugada de quinta para sexta o Hezrom nos deu um pequeno susto, com dificuldades para respirar, quase sufocando com catarro nas vias respiratórias. O susto foi agravado pela fato de não haver alternativa de socorro médico imediato… massagens e muita atenção, e o baixinho melhorou, foi levado ao médico [finalmente ele viu a "cara" de um médico – coisa que não aconteceu nem no seu nascimento, pois um médico que certamente fez o juramento de Hipócrates mas parece que foi um juramento hipócrita disse que não fazia parto na sexta-feira] e o cuidado continua com "sorine" e esperamos que em breve ele esteja plenamente recuperado.

Lamento não ter comparecido a Novo Repartimento, mas havia a necessidade de ficar para ajudar a cuidar do pequeno. Creio que as irmãs compreenderão.

SUPREMA ASPIRAÇÃO PASTORAL

gurupi4Há coisas que não deveriam nos surpreender mais, mas a capacidade humana de "criar" é realmente incrível. Há aqueles que, não tendo a visão correta do ministério, começam a trabalhar na seara do Senhor com objetivos meramente mundanos. Vejamos: certa vez um jovem afirmou que queria abraçar o ministério em sua denominação – graças a Deus não era a igreja Presbiteriana – para poder escolher entre as meninas mais bonitas da igreja aquela que seria sua esposa. Estaria pensando ele em criar algum tipo de concurso? Outro afirmou que pretendia fazer sua igreja crescer muito rapidamente, pois ele teria 60% da arrecadação local como sua renda. Outro traçou metas para, num determinado número de anos, ser doutor em teologia e pastor de uma grande igreja.

Certamente a maioria há de concordar comigo que estes não são alvos naturais do ministério, aliás, a palavra ministério designa serviço, e não fonte de benefícios (como os ministérios em Brasília fazem supor). Muitos também hão de concordar comigo que desejar ser amado pela igreja é algo desejável. Mas, qual deve ser a suprema aspiração pastoral em relação à igreja? Um exemplo de pastor dedicado é o apóstolo Paulo (não vou abordar aqui o supremo pastor, porque seria uma comparação desigual, do Deus-homem frente ao homem). Paulo escreve aos crentes tessalonicenses, junto aos quais havia realizado excelente trabalho, plantando na região vários núcleos de igrejas, e lembra-lhes a sua conduta no meio deles: cuidadosa, abnegada, laboriosa, anunciando a todos o evangelho do reino.

Veja que Paulo não estava interessado em obter vantagens ou serviços dos tessalonicenses (1Ts 2.7), embora se julgasse no direito de deles exigir a manutenção. Não é o que encontramos atualmente. Certa vez ouvi de um pastor [?] que entre fazer uma visita e escrever um artigo [era pago para isso] ganhava mais vantagens financeiras com outras atividades paralelas ao ministério. Outro buscou o doutorado porque não queria "sentir cheiro de ovelhas" e ainda seria bem melhor remunerado. Mas que conceito aquelas ovelhas que precisaram de uma visita sua, num dia de dor, tem hoje daqueles que deveriam tê-las pastoreado? Certamente ele não considerava correto o exemplo do apóstolo que trabalhou para se manter enquanto pregava o evangelho. Como ele, há os que querem viver de mercadejar o evangelho. Não há nada de ilícito em viver do evangelho, mas o aspecto financeiro não deve ser, jamais, a aspiração maior do coração de um pastor.

Paulo ainda lembra que havia em seu coração outra disposição (que talvez esteja relativamente escassa em nossos dias). Paulo queria que eles recebessem o evangelho, mesmo que isto lhe custasse a própria vida. Quando analisamos a historia do apóstolo vamos encontra-lo pregando em tantos lugares estranhos [cadeia, praça, navio, casa, margem de rio, etc.] Ele não desperdiça oportunidades para anunciar a salvação no Senhor Jesus. Faz isso diante de judeus, de gentios, de homens e de mulheres, de pobres e de ricos. Anunciava o reino de dia e de noite... perseguido, ultrajado, maltratado, abandonado, preso... mas sempre pregando o evangelho do Senhor Jesus. Sempre buscando levar aos homens o conhecimento da graça salvadora de Cristo.

Era de esperar que Paulo fosse muito amado pelos tessalonicenses (e creio que ele o era), mas, diferentemente da maioria dos líderes atuais, não era uma meta paulina o ser amado pela igreja. Paulo nada fazia buscando o amor da igreja (embora ele ateste que, pelo menos uma igreja o amava profundamente – Gl 4.15), pelo contrário, ele lembrava que a igreja nada devia fazer por partidarismo (Fp 2.3), pelo contrário, ele afirma claramente que jamais procurou o favor dos homens [Gl 1.10]. É óbvio que um pastor não deve ser odiado pela igreja [embora isso aconteça com mais frequência do que imaginamos]. O mandamento do Senhor é que nos amemos uns aos outros – mas se isso fosse natural não haveria a necessidade de mandamentos [Gl 3.24]. Não precisamos dizer que para que a Igreja seja pastoreada ela precisa reconhecer a voz daquele que fala como sendo seu pastor, não simplesmente como estando seu pastor.

Por fim, Paulo aponta para aquilo que é a culminância de seus argumentos e de seu trabalho entre os tessalonicenses: eles se tornaram muito amados do apóstolo. Paulo afirma que os amava muito, e isto era algo que merecia ser lembrado – e eles o sabiam bem (1Ts 2.10-12). Mas não há nenhuma cobrança de que os tessalonicenses amassem a Paulo. Os pastores, como Paulo, devem ter como meta principal ver em seu coração o amor pelas almas perdidas, buscando transformá-los em irmãos amados (Fp 2.1). Não ao ouro ou à prata – isto pode ser conseguido mais abundantemente nas empresas, desde que se trabalhe duro e competentemente (isto já é assunto para outro post). Como Paulo viu, os membros das igrejas devem ser vistos pelos seus pastores como objeto de grande amor. Se a mim fosse dada a oportunidade de dizer apenas uma frase a todos os pastores, eu diria apenas: ame o rebanho que o Senhor lhe confiou – são tesouro precioso, comprado e lavado pelo sangue de Jesus Cristo.

Amor pelas almas servindo fielmente [1Co 4.2] ao seu soberano Senhor, Jesus Cristo – este é o alvo supremo do coração do pastor [Jo 15.13]. Foi por isso que Jesus veio [e ele é o bom pastor – Jo 10.11]. Só merece ser chamado de pastor quem ama as ovelhas – não por causa da lã, da carne ou do conforto... mas porque as ovelhas precisam de orientação, de direção, de cuidado, de tratamento [Lc 15.4-6]. O verdadeiro pastor é aquele que considera importante uma ovelha, ainda que perdida, ferida... é justamente esta que precisa de todo o esforço pastoral... é neste momento que o pastor demonstra seu amor. E é aí que a Igreja conhece a diferença entre o pastor e o mercenário [Jo 1.12-13]. O pastor se doa, o mercenário quer receber. O verdadeiro pastor é digno de viver do evangelho [1Co 9.14], mas o mercenário é apenas um mercadejador, e o seu galardão é apenas terreno [Mt 6.2].

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A QUEM HONRA, HONRA

imageNeste sábado, à partir das 19.30h, na congregação presbiteriana da Folha 16, em Marabá, a igreja estará reunida para louvar ao Deus Eterno, fonte de todas as bênçãos. Será um culto ao Senhor, agradecendo por uma vida dedicada no altar do Senhor, para servi-lo e servir ao próximo. Este ano o Rev. Francisco Cristino completou 70 anos, e, de acordo com os estatutos da Igreja Presbiteriana o pastor que completa 70 anos é automaticamente jubilado. O Rev. Francisco [a quem certa vez jubilei antes da hora] pode afirmar sem receio: completei a carreira. Que Deus o abençoe, e à sua esposa, D. Carlinda.

Sei que sempre haverá aqueles que dirão: "Estão louvando o homem". A resposta é: "Não". Adoramos a Deus, louvamos a Deus, mas, obedecendo as escrituras [é impressionante que alguns que se querem supradefensores das Escrituras rejeitem seu ensino tão prontamente [Rm 13.7]. Uma coisa é certa: poucos dentre os críticos jamais levaram tantos ao conhecimento do Senhor como este "vetusto senhor". Por onde passou deixou um testemunho de honestidade e desapego, ao mesmo tempo de dedicação ao Senhor e à sua igreja.

A quem honra, honra!

KIT GAY PODE SAIR DA GAVETA MUITO EM BREVE

Na Veja [com interpolações em negrito]

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira em São Paulo que o controverso kit anti-homofobia será reformulado e enviado a professores da rede pública de ensino até o fim deste ano. O anúncio acontece um dia depois de a presidente Dilma Roussef criticar o conteúdo do material, [embora eu creia que esta crítica seja apenas um recuo estratégico sob a orientação de quem realmente manda – "o barba" como é conhecido nas rodas de picaretas] que ainda está em fase de avaliação pelo MEC. De acordo como Haddad, os vídeos do projeto serão refeitos e distribuídos a professores do ensino médio de escolas onde houver registro de casos de homofobia. O ministro afirmou que ainda está em discussão se serão mantidas as diretrizes [as ONGs internacionais que bancaram o projeto vão aceitar mudanças? Tenho sérias dúvidas] que guiaram a formulação do material. "Essa será uma discussão técnica, que contará com a participação de especialistas no assunto" [serão os mesmos defensores do gayzismo que o produziram ou todos os demais interessados terão oportunidade de opinar? Quem é francamente favorável vai ter direito, é certo, mas quem é francamente contrário, será ouvido? Vão convidar o Jair Bolsonaro, por exemplo?], disse Haddad.

SE EXPLICA, PALOCCI… ANTES DO "SAI DAÍ, TONHO"…

Na Veja:

O Ministério Público do Distrito Federal pediu ontem à Receita Federal cópia da declaração do Imposto de Renda da empresa. A Projeto terá que informar a relação de seus clientes e serviços prestados, como cópia de pareceres e registros de reuniões.
A Receita e a empresa têm 15 dias para se manifestar. Palocci tem se recusado a informar qual foi o faturamento da Projeto e quem são seus clientes. O ministro alega que os contratos têm cláusula de confidencialidade. O procurador da República José Rocha Júnior justifica a abertura da investigação dizendo que “não foram apresentados publicamente justificativas que permitam aferir a compatibilidade dos serviços prestados com os vultosos valores recebidos”. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também pediu informações a Palocci para decidir se abre investigação contra o ministro na área criminal.

PORQUE É TÃO DIFÍCIL PRA IGREJA APRENDER O QUE SE ENSINA?

gurup1Mc 10.13-16

Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava.

Ensinar não é uma tarefa fácil. Mas aprender é ainda mais difícil. E aprender apesar dos preconceitos, dos costumes, é ainda mais difícil. Um professor pode ensinar com esmero, mas sempre terá um ou mais alunos que não aprenderão. Um ministro pode dedicar-se com afinco ao estudo e ensinar com técnica e amor, e ainda assim sempre haverá aqueles para quem a mensagem será, apenas, “mais um sermão”, do qual não reterão nada no coração e muito menos aplicarão em sua vida. É óbvio que sempre haverá professores relapsos, ineficientes e incompetentes. Mas o que acontece hoje nas igrejas [igrejas que não aprendem] não é novidade. E há um caso, pelo menos, que não podemos culpar o professor. O texto escolhido tem, obviamente, um propósito teológico: ensinar aos discípulos que também as crianças podem ter acesso à presença de Jesus, e que ele tem prazer nisso, e a ninguém é permitido impedi-las de chegar a ele. Mas queremos observar que mesmo tendo o melhor professor de todos os tempos, o mais completo e eficiente, o mais amoroso e sábio, ainda assim eles tinham enorme dificuldade para aprender o que Jesus queria lhes ensinar. Por exemplo, após o milagre da multiplicação dos pães e peixes, Jesus lhes adverte para tomar cuidado com o fermento dos fariseus. E eles ainda acharam que Jesus estava preocupado com pão. Mas, neste caso, Jesus já tinha lhes dado mais de uma aula, e, ainda assim, eles estavam fazendo exatamente o contrário do que o mestre havia lhes ensinado - ou ao menos estava tentando ensinar.

A Igreja não aprende por causa dos seus interesses

Os discípulos de Jesus estavam discutindo entre si sobre quem seria o maioral dentre eles quando o Senhor inaugurasse o seu reino [Lc 9.46]. Acostumado a pensar num messias terreal, imaginavam uma coorte com ministros, governadores e tudo o mais. Logo, alguém teria que ser o primeiro ministro. Mas qual? Judas, o que cuidava da bolsa? João, o discípulo amado? Mateus, acostumado à coletoria? Pedro, o mais eloquente deles? Interessados em poder não entenderam nada quando Jesus chamou uma criança para o meio deles, tomou-a no colo e disse-lhes que deveriam receber o reino como uma criança, ou seja, sem se preocuparem com quem seria o primeiro... Apenas receber e confiar... Mas eles não entenderam... Nem notaram que Jesus havia tomado um criança em seus braços ... Ouviram, viram, mas não aprenderam.

A Igreja não aprende porque tem preguiça de testemunhar

O aprendizado só é realmente eficiente quando resulta em prática. E a Igreja está acomodada, vive numa zona de conforto onde não há cobranças nem perseguição. Há um contraste entre o que deveria ser [I Jo 2.27] e o que efetivamente está sendo [Hb 5.12]. Mas Jesus diz claramente à Igreja que quem não ajunta, espalha [Lc 11.23]. E Jesus adverte aos apóstolos que não se deve fazer tropeçar a um dos seus pequeninos [sei que ele não está se referindo especificamente a crianças, mas, também, a crianças] estaria muito melhor se pudesse lançar-se ao fundo do mar amarrado a uma pedra. Se o que, através do testemunho, salva uma alma recebe galardão, é lógico que o que nada faz para evitar sua perda deve, sem dúvida, receber igual punição. E é o que acontece com a igreja, a ponto de precisar ser advertida pelo Senhor.

A Igreja não aprende por causa dos seus preconceitos

mesmo depois de, mais de uma vez, Jesus falar da importância dos pequeninos, os discípulos ainda mantinham em seu coração os conceitos vigentes em sua época, apesar do que Jesus queria que passassem a praticar. Jesus era recebido como um rabi ou profeta, e, portanto, na poderia se contaminar ao entrar em contato com pessoas consideradas impróprias [Lc 7.39]. E as crianças [junto com os publicanos, pecadores, gentios, samaritanos] era um destes casos porque poderiam ter tocado em algo impuro, como um réptil ou um animal morto. Então tomavam todos os cuidados para que pessoas “santas” não fossem tocadas pelas crianças. Por isso queriam impedir as crianças de se aproximarem de Jesus. Observe que as crianças eram trazidas para que Jesus as tocasse e as abençoasse... E os discípulos eram os primeiros a tentar impedi-las. Mesmo depois de Jesus tê-las usado como exemplo numa advertência contra seu mundanismo e contra sua preguiça em testemunhar. Foi necessário que Jesus os advertisse severamente para que entendessem o que ele lhes tentava ensinar já há algum tempo.

É verdade que há problemas com o ensino que tem sido ministrado; falta seriedade e profundidade para muitos pregadores - muitos meros falsários mercadejadores da palavra. Mas eu creio que, apesar de tudo isto, o maior problema é que a igreja não quer aprender, porque aprender o que Deus quer significa ter a responsabilidade de colocar em prática - ou receber dura repreensão do Senhor [Tg 1.22]. Lamentavelmente a igreja tem e tornado, para muitos, um clube onde canta-se e ouve-se músicas cristãs, ou com este nome, de boa qualidade às vezes duvidosa. Ouve-se mensagens sem levar em conta que toda mensagem tem o propósito de edificar com uma exigência de resultados práticos. Julga-se uma mensagem pela eloquência do pregador [o mais eloquente que eu conheci não me ensinou nada, e o segundo dentre eles se tornou um herege conhecido internacionalmente], pelo tom de voz, pelos erros gramaticais cometidos, pela duração, se foi agradável aos ouvidos ou não... Mas a atitude correta da igreja deveria ser, ao sair de casa para ir para a igreja, buscar conhecer qual a vontade de Deus para sua vida - e como aplicar o que a bíblia ensina no dia a dia para glorificar ao seu Senhor. Infelizmente a Igreja não quer aprender porque se for colocar a bíblia em prática isto pode contrariar seus interesses, pode exigir atitudes diferentes das que o comodismo recomenda e, finalmente, pode requerer que os preconceitos tão arraigados sejam abandonados. Precisamos sair da nossa zona de conforto para obedecer a Palavra.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIFERENTES TIPOS DE REAÇÕES ÀS MANIFESTAÇÕES DA GRAÇA DE DEUS

gurupbLc 8.25-39

De tempos em tempos o milagrismo invade a Igreja cristã, numa aparente reedição dos eventos marcantes do primeiro século, nos dias do ministério terreno de Cristo e anos subsequentes, com os apóstolos enviados diretamente pelo Senhor Jesus. Aconteceu com o montanismo, aconteceu com o profetismo do período pré e pós-reformado. E foi reeditado à partir do início do séc. XX à partir dos Estados Unidos numa onda que se alastrou pelo restante do mundo, numa reação à ortodoxia fria que havia tomado conta da Igreja cristã, e que ameaçava a sua existência. Todavia, a promessa de Deus é que a sua Igreja não seria destruída – e tampouco o inferno poderia lhe resistir [Mt 16.18]. Com uma profusão de milagres anunciados todos os dias, com pregador de si mesmo dizendo que é desnecessário conhecer os milagres de Jesus porque ele faz num dia mais que Jesus em toda a bíblia, uma questão surge: Deus ainda manifesta a sua graça em nossos dias? Apesar do milagrismo e do profetismo atual, eu creio que sim. Creio, entretanto, que eles não estão tão presentes assim na mídia. Não são prometidos com dia e hora através dos grandes homens – num fenômeno muito parecido com o que os apóstolos encontraram em Samaria [At 8.9-11]. Insisto em afirmar: Deus ainda manifesta a sua graça – mesmo nos dias de hoje e apesar da incredulidade e dos embusteiros. Considerando que Deus ainda age, ainda demonstra sua graça e poder em nossos dias, quais devem ser as reações à sua ação maravilhosa? O que podemos esperar como reações das pessoas diante do poder de Deus sendo manifesto na vida de homens e mulheres em nossos dias.

O texto selecionado para nossa edificação nesta oportunidade permite analisar diferentes reações à ação libertadora do Senhor Jesus, que havia acabado de dar uma impressionante demonstração de seu poder ao mandar que o mar e os ventos se acalmassem.

Em seguida Jesus dirige-se a uma região onde, usualmente , um judeu não pisaria, especialmente pelo fato de que ali se criavam porcos para serem comercializados com os romanos que estavam lotados nas fortalezas às margens do mar da Galileia. Sabemos o que os judeus, por causa das leis de pureza mosaica, não apenas não criavam porcos, mas também abominavam os que os criavam – eles sequer falavam o nome dos bichos. Ao chegarem ali, um encontro inesperado. Ao seu encontro vem um homem possesso, nu, que não conseguia ficar entre os vivos e refugiava-se entre os mortos [v. 27]. Nem mesmo cadeias e grilhões podiam segura-lo, ele as despedaçava e era impelido pelos demônios para o deserto. A encontrar-se com o Senhor Jesus o endemoninhado é liberto, e os demônios [uma legião deles - vale lembrar que uma legião de soldados romanos contava com cerca de 6.000 soldados, o que não quer dizer que ali houvesse a mesma quantidade de demônios, mas muitos deles] recebem autorização para tomarem porcos que por ali se encontravam. E os porcos, em desespero, se lançam no despenhadeiro que havia nas proximidades. E é à partir daqui que observaremos algumas reações à manifestação da graça de Deus.

O FATO: o endemoninhado é liberto, e sofre transformações substanciais em sua vida. O homem que era impelido em desespero para a solidão dos desertos agora encontra-se assentado, aos pés de Jesus. De enlouquecido destruidor de cadeias agora é visto em perfeito juízo. Aquele que vivia nos sepulcros agora está entre os vivos. Aquele que não conseguia aguentar o menor traço de sociabilidade agora está vestido como todos os demais.

FUGA: Os porqueiros fogem ao constatarem o que havia acontecido, mesmo diante de um fato extraordinário e verídico, diferente da maioria dos feitos teatrais da atualidade. Esta atitude dos porqueiros não é em nada diferente da que a maioria das pessoas ainda continuam a ter diante de manifestações graciosas de Deus, como quando acontece quando uma família tem um drogado, um viciado, um desajustado social e espiritual transformado em servo de Deus e mesmo assim rejeitam tanto ao autor quanto ao alvo da graça. O relato que eles fizeram da atuação de Jesus deve ter sido aterrador, pois eles próprios nunca tinham visto nada parecido.

REJEIÇÃO: Os habitantes da região, curiosos após o relato dos porqueiros, sem aceitar um mero relato, vem até Jesus e, ao constatarem a veracidade dos fatos narrados, vendo o homem transformado e assentado tranquilamente aos pés de Jesus, salvo pela graça do Senhor, tomam uma atitude inesperada: mostram que não querem a bênção do Senhor e rejeitam sua presença, rogando-lhe que se vá embora. Literalmente, preferem a porcaria ao invés do santo. Em resumo, eles rejeitam a Jesus por medo e por interesses pessoais contrariados. Passaram a pensar que, por Jesus ser judeu e os judeus sequer falarem os nomes dos animais que criavam, ele acabaria com seus rebanhos, como aconteceu com aquele que estava nas proximidades quando ele libertou o geraseno.

GRADITÃO: O endemoninhado, liberto, restaurado, salvo pelo Senhor Jesus, demonstra ser o único que está em perfeito juízo. E roga a Jesus, quando este atende o pedido dos habitantes da região, que lhe permita segui-lo. Ele queria mostrar a todo mundo que amava o seu libertador, que tinha uma profunda gratidão ao Senhor que o libertou. Numa atitude que muitos poderiam, à primeira vista, considerar estranha, Jesus lhe nega este pedido, mas, ao mesmo tempo, dá-lhe algo maravilhoso: o homem que vivia nos desertos, entre os mortos, agora tem uma missão: proclamar a vida aos mortos espirituais. Chamar à razão aqueles que se julgam no mais perfeito juízo. Ele deveria anunciar - e a sua simples presença, vestido, em perfeita razão, em sua casa e na cidade já era um impressionante testemunho do que Deus é capaz de fazer.

Ainda encontramos as mesmas reações às demonstrações da graça de Jesus nos nossos dias, nas nossas igrejas. Jesus continua transformando vidas, salvando pessoas, restaurando famílias e ainda encontramos pessoas fugindo de Jesus. Outros ainda preferem os seus próprios interesses e tradições. E ainda há os que entregam suas vidas nas mãos do salvador. Como você tem reagido às demonstrações da graça de Deus em sua vida?

CADÊ A CLÁUSULA DE CONFIDENCIALIDADE, PALOCCI?

O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, se nega a dizer para quais empresas prestou serviços através da empresa Projeto enquanto era deputado federal e coordenador de campanha de Dilma Rousseff, quando aumentou seu patrimônio em, ao que se sabe até o momento, 20 vezes… O detalhe é que esta mesma cláusula não vale para as empresas que o contrataram. E uma destas empresas era parceira do governo federal: o banco Santander o contratou para dar palestras sobre "análises econômicas e financeiras" a executivos do banco. Mas Palocci não é "médico sanitarista"? Ele continua se negando a revelar a relação de clientes. Diz que cláusulas de confidencialidade o impedem de contar para quem trabalhou. Já há indícios de pelo menos uma empresa [WTorre] que "contratou" o arrecadador da campanha de Dilma e obteve facilidades junto a Receita Federal, contribuindo com doações milionárias para a campanha no mesmo dia em que a Receita despachava favoravelmente aos seus pleitos.

Ah, Dilmentira diz que Palocci está dando todas as explicações necessárias. Para quem? Nas reuniões que tem tido com deputados e senadores "pedintes"? Porque ninguém conhece estas explicações?

PORQUE IGREJAS PRESBITERIANAS PELO MUNDO ESTÃO ACEITANDO PASTORES HOMOSSEXUAIS?

Postado por Augustus Nicodemus Lopes

Duas denominações presbiterianas acabam de decidir no plenário de suas Assembleias Gerais que homossexuais praticantes podem ser pastores nas igrejas delas. A primeira foi a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América (PCUSA). E depois foi a vez da Igreja Presbiteriana da Escócia.

Estas resoluções foram tomadas depois de muitos anos de conflitos internos e discussões teológicas. E em ambas as igrejas, o voto passou com uma maioria apertada. Os pastores, presbíteros, diáconos e membros destas denominações que discordam da decisão, e que por muito tempo lutaram para que ela não fosse aprovada, enfrentam agora o dilema de saber qual é a coisa correta a fazer. Com certeza, muitos sairão para outras denominações ou para formar novas igrejas; outros, ainda, permanecerão na esperança de que um dia as coisas mudem.
A pergunta que não quer calar é como igrejas de origem reformada, que um dia aceitaram as confissões de fé históricas e adotaram os lemas da Reforma, especialmente o Sola Scriptura, chegaram a este ponto? Em minha opinião, o que está acontecendo hoje é o resultado lógico e final da conjunção de três fatores: a teologia liberal que foi aceita por estas igrejas, a consequente rejeição da autoridade infalível da Bíblia e a adoção dos rumos da sociedade moderna como norma.
O processo pelo qual estas denominações passaram, uma na Europa e outra nos Estados Unidos, é similar. As etapas vencidas são as mesmas. Primeiro, em algum momento de sua história, em meados dos séculos XIX, o método crítico de interpretação da Bíblia passou a ser o método dominante nos seminários e universidades teológicas destas denominações. Boa parte dos pastores formados nestas instituições saíram delas convencidos que a Bíblia contém erros de toda sorte e que reflete, em tudo, o vezo cultural de sua época. Para eles, os relatos bíblicos dos milagres são um reflexo da fé dos judeus e dos primeiros cristãos expresso em linguagem mitológica e lendária.
Segundo, uma vez que a Bíblia não poderia ser mais considerada como o referencial absoluto em matérias de fé e prática, devido ao seu condicionamento às culturas orientais antigas e patriarcais, estas denominações aos poucos foram adotando as mudanças culturais e a direção da sociedade moderna como referência para suas práticas.
Terceiro, com a erosão da autoridade bíblica e o estabelecimento da cultura moderna como referencial, não tardou para que estas igrejas rejeitassem o ensinamento bíblico de que somente homens cristãos qualificados deveriam exercer a liderança nas igrejas e passaram a ordenar mulheres como pastoras e presbíteras. As passagens bíblicas que impõem restrições ao exercício da autoridade por parte da mulher nas igrejas foram consideradas como sendo a visão patriarcal dos autores bíblicos, e que não cabia mais na sociedade moderna.
O passo seguinte foi usar o mesmo argumento quanto ao homossexualismo: as passagens bíblicas que tratam as relações homossexuais como desvio do padrão de Deus e, portanto, pecado, foram igualmente rejeitadas como sendo fruto do pensamento retrógrado, machista e preconceituoso dos autores da Bíblia, seguindo a tendência das culturas em que viviam. A igreja cristã moderna, de acordo com este pensamento, vive num novo tempo, onde o homossexualismo é comum e aceito pelas sociedades, inclusive com a aprovação do Estado para a união homossexual e benefícios decorrentes dela.
E o resultado não poderia ser outro. O único obstáculo para que uma igreja que se diz cristã aceite o homossexualismo como uma prática normal é o conceito de que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e infalível única regra de fé e prática para o povo de Deus. Uma vez que esta barreira foi derrubada - e a marreta usada para isto sempre é o método crítico e o liberalismo teológico - não há realmente mais limites que sejam defensáveis. Pois mesmo os argumentos não teológicos, como a não procriação em uniões homossexuais e a anormalidade anatômica e fisiológica da sodomia, acabam se mostrando ineficazes diante do relativismo da cultura moderna. E as igrejas que abandonaram a autoridade infalível da Palavra de Deus acabam capitulando aos argumentos culturais.
Nem todos os que adotam o método crítico são favoráveis ao homossexualismo. E nem todos liberais são a favor da homossexualidade. Mas espero que as decisões destas duas igrejas, que têm em comum a adoção deste método e a aceitação do liberalismo teológico, sirvam como reflexão para os que se sentem encantados com o apelo ao academicismo e intelectualismo da hermenêutica e da teologia liberais.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMISSÃO DO SENADO APROVA PLEBISCITO PARA DIVISÃO DO PARÁ

Depois da Câmara aprovar uma proposta de plebiscito sobre a divisão do Pará, foi a vez da Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisar o assunto. O colegiado aprovou um projeto para consultar a população local sobre a criação do estado do Tapajós.

A pretensão é que o estado seja dividido em três: Pará, Carajás e Tapajós.

LULA LIDERA OPERAÇÃO ABAFA

Lula está em Brasília. Isso significa que o PT e o governo têm cabeça de novo. E ele já está trabalhando a todo vapor. Conversou com José Sarney e recebeu as exigências do PMDB. Lula disse a Palocci: "Ou atende os parlamentares ou a CPI no senado pode acontecer com apoio dos alugados". É o PMDB com o pires e o PT com as calças na mão. Imediatamente Palocci começou a ligar para senadores e se prontificar a marcar conversas privadas com os parlamentares para "esclarecer as denúncias que pesam contra ele", eufemismo para ouvir os pedidos. Lula se empenha para defender Palocci, a quem considera um homem de "muitos serviços ao nosso governo”.

E não demorou nada, Dilma já marcou reunião com a bancada para ouvir as reivindicações, especialmente cargos do segundo escalão e liberação de emendas parlamentares.

Em resumo: a operação para salvar a cabeça de Palocci vai ter um custo. E os cofres públicos vão sangrar, mais uma vez.

TWITTER EM PANE

Acabei de chegar de uma reunião proposta pela promotoria pública para tratar do trânsito em Jacundá. Espantosa. À noite falo sobre isso. Fui dar uma olhada no twitter e ele simplesmente deu branco… Vamos ver qual será a explicação.

NA VEJA: DILMA RECUA E KIT GAY VAI PRA GAVETA.. POR ENQUANTO

Gabriel Castro

A polêmica sobre a futura distribuição do chamado “kit gay” nas escolas forçou o governo a recuar nesta quarta-feira, temendo que a repercussão do caso atrapalhe a união da base aliada no Congresso. A presidente Dilma Rousseff ordenou que o governo não distribua o material de combate ao preconceito contra homossexuais, elaborado por organizações não-governamentais em parceria com o Ministério da Educação (MEC). As bancadas evangélica e católica do Congresso haviam anunciado uma espécie de rebelião contra o Planalto, depois de se mostrarem insatisfeitas com as explicações dadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o tema. Os parlamentares alegam que os vídeos e cartilhas seriam inadequados para crianças e que estimulariam o homossexualismo. Um dos vídeos criticados, Encontrando Bianca, mostra a rotina de um aluno transexual. Segundo o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a presidente Dilma também considerou o material impróprio e determinou que todas as publicações de órgãos do governo sejam avaliadas por comissões internas antes da distribuição. "Ela foi muito clara nesse sentido e determinou que esse material não circule oficialmente da parte do governo. Não se trata de recuo, se trata de um processo de consulta que o governo passará a fazer", declarou Carvalho. O MEC afirma que o material não é oficial. Mas parte dos vídeos chegou a ser apresentada à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados por representantes do próprio ministério.

Que fique bem claro: sabemos qual é o objetivo, e este é apenas um recuo estratégico, como o saltador que dá um passo atrás para ganhar maior impulso. Passando a polêmica do Código Ambiental vamos ver se tudo não volta à tona. Isto ainda é para 2012…

O CORAÇÃO DO PASTOR NA II IGREJA PRESBITERIANA DE GURUPI

Para conhecermos a II IP em Gurupi seguem algumas fotos. Esta é da frente da igreja.FILE0896

As fotos na sequencia são:

Nave vista do púlpito;nave2

Nave vista da entrada;

nave

Mensagem no sábado à noite "Quando a religião é apenas um erro".pregacao

No domingo pela manhã a mensagem foi sobre "A mutabilidade do homem, bênção ou maldição?".

Mensagem no domingo à noite: "Antídotos de Deus para a religião de Jezabel"

pregacaonoite

Para concluir, a família do Pb. Vagner, que gentilmente nos hospedou e com sua simplicidade cativante ganhou um lugar no coração do pastor.

familia

UM POUCO DE HUMOR: MILLOR

Como os assaltos crescem dia-a-dia, não podendo conte-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:

1) Não demonstre que carrega muito dinheiro.
2) Jamais deixe objetos à vista, dentro do carro.
3) Levante todos os vidros, mesmo em movimento.
4) Não deixe documentos no veículo.
5) Na volta, ao se aproximar do carro, verifique se não há alguém suspeito por perto.
6) Não leve objetos de valor nem muito dinheiro para a praia.
7) Se, ao ir à praia, for de carro, coloque o veículo num ponto em que fique ao alcance de sua vista.
8) À noite, em locais escuros, use faróis altos.
9) Não dirija com o braço fora do carro.
10) Ao chegar em casa e antes de descer para abrir o portão, ou esperar por isso, verifique se não há pessoas suspeitas por perto.
11) À noite não se deixe aproximar por veículos com mais de dois homens.
12) Se assaltado, fique calmo. Não faça movimentos bruscos e evite encarar os assaltantes. Não discuta nem reaja.
13) Evite aglomerações. Nos locais em que todos se acotovelam os punguistas agem.

Depois de ler com extrema atenção estas instruções oficiais, acrescento as minhas, ou melhor, resumo:

1) Não saia de casa.
2) Se possível, não saia do quarto.
3) De preferência, não saia do cofre.

Uma minha:

Nunca deixe um petista se aproximar de você.

FAMÍLIA MATOS

Um grande abraço à família Mattos, a quem não víamos todos juntos desde que a pequena Larissa era, ainda, pequena.

FILE0809

II IGREJA PRESBITERIANA EM GURUPI

Esta é a II Igreja Presbiteriana em Gurupi, recém-inaugurada graças ao trabalho árduo do Rev. Otávio Caixeta, falecido dois dias depois da inauguração.

FILE0896

Excelente também é o IPE [Instituto Presbiteriano Educacional], escola conveniada com o governo do Estado do Tocantins.

FILE0895

A CAMINHO DE GURUPI

No último dia 20 realizei mais uma viagem do coração, marcada por uma escolha inicial equivocada [ir de ônibus, Transbrasiliana, atravessando metade do Pará. Arrependimento não costuma matar, mas como dói] mas que resultou numa estada maravilhosa entre os irmãos das duas igrejas presbiterianas locais. Desde já um abraço enorme ao Eliel, Sílvia, Letícia e Larissa.

Saí de Jacundá às 10.50h [não há meio de uma viagem da Transbrasiliana sair no horário, estava marcada para as 10.30h]. Paramos para almoçar em Marabá, num restaurante de qualidade, no mínimo, duvidosa. Para complicar, o ônibus foi para a garagem para lavar e demorou mais de uma hora. Ficou tão limpo que na poltrona onde eu me sentaria tinha apenas dois restos de maçã, uma garrafa de iogurte e alguns guardanapos e papéis de bala… Na rodoviária conheci o Ronald [não é este o seu nome, mas foi assim que ele se apresentou… tanto que não lembro seu nome real] que quis me vender seu companheiro de viagem.

IMG0342AIMG0340AIMG0343A

IMG0345AMas o pitoresco ainda se apresentaria mais uma vez. Seu nome, não sei, mas o bigode… imagine um jovem indo pedir a mão da filha. Vai encarar? Está lá em Redenção, quem se habilita?

Viagem longa, cansativa, cheia de buracos, demoradíssima. O que era para ser apenas 900km se transformou em 19.30h de sofrimento dentro de um ônibus… Calculando a distância percorrida e o tempo, dá uma inacreditável velocidade de 46km/h. Velocidade de bicicleta… Mas tudo foi esquecido ao descer na rodoviária de Gurupi, reencontrar o amigo, Rev. Eliel Gonçalves, e depois conhecer os irmãos da Segunda Igreja Presbiteriana de Gurupi em dia festivo, formatura de um grupo de crianças no PROERD, um programa do governo do Tocantins para erradicação do consumo de drogas e da violência. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto.

FILE0909

CRIME CONTRA A ECONOMIA

Recebi um e-mail prometendo um crime. Segue com as alterações necessárias para não divulgar os criminosos:

Saia do SPC/SERASA E CCF.
Você já imaginou o que acontece quando você paga uma divida protestada?
Utilizando senhas de administrador, acessamos os sistemas Serasa, SPC Brasil e CCF. Emitimos o comunicado eletrônico de quitação com a autenticação do credor e direto no sistema, baixamos os registros de inadimplências. Simples assim, Imediato e seguro como se você tivesse pagado as contas.
# Seu crédito é habilitado em 2 horas após efetuar o pagamento. Você pode comprar onde quiser, fazer financiamentos e tirar talão de cheques.
# Tudo é feito exclusivamente por meios eletrônicos, nas próprias instituições. Você não terá problemas no futuro.
# O PAGAMENTO É ANTECIPADO. Dispensamos clientes que desejam o serviço fiado.
Envie o seu CPF para e-mail para fazer o orçamento e receba grátis o extrato de suas contas protestadas . Este é o primeiro passo para ter o seu crédito de volta.

Comprar e não pagar é desonestidade, contratar uma fraude é crime.

O QUE HÁ COM ESTE CONGRESSO?

O líder do governo na câmara dos deputados, Cândido [que não honra o nome] Vacarezza [envolvido em escândalos com construtoras em São Paulo] criou aquilo que, se o Congresso for sério [o que eu, sinceramente, não acredito], pode se tornar um grande problema para o governo. Ele disse falar em nome da presidanta que uma proposta do congresso para um assunto que está sendo discutido no congresso era "uma vergonha". Trata-se da emenda 164 ao projeto do Código Ambiental Brasileiro.

O que a Sra. Dilma está dizendo é que o congresso é incompetente, incapaz e vergonhoso… e manda um recado aos parlamentares, dizendo que eles não devem se rebelar contra sua suserania. Para complicar ainda mais o quadro, o "Vaca" disse que

- Esta Casa não está sob ameaça quando o governo tem uma vitória. Nem no regime parlamentarista a Casa fica sob ameaça quando o governo tem a vitória. A Casa fica sob ameaça, no regime parlamentarista ou no regime presidencialista, quando o governo é derrotado. Aí é que a Casa fica sob ameaça.

O que será que ele quis dizer com esta casa fica sob ameaça quando o governo é derrotado. A pergunta que nenhum deputado lhe fez foi: "Que riscos?". Se isto não é uma ameaça, uma chantagem, não sei que nome dar a isto. Não é a primeira vez que isto acontece. O governo já fez isso quando se votou o salário mínimo.

Das duas uma, ou Vacarezza mentiu usando o nome da presidanta, e se ela não o afastar da liderança endossa a mentira, ou ele falou em nome da suserana, e ela precisa ser interpelada por tamanho desrespeito aos brasileiros que elegeram estes congressistas [apesar de eles fazerem tudo para não merecerem respeito]. Há muitos anos li uma frase que ilustra bem a realidade do congresso: "quem se vende sempre recebe mais do que vale"… se este congresso se vendeu, recebeu mais do que vale e esta fala é só um exemplo do que merece.

O congresso tem se mostrado submisso ao planalto desde o governo Lula, com raras exceções. Um congresso comprado na base dos cargos e liberação de verbas, e, na contramão, ameaçado pela perda destes mesmos cargos e pelo bloqueio de verbas. O problema do Código se deu num momento especialmente frágil para a presidanta: seu principal articulador, o monstro da Casa Civil, Antônio Palocci, não pode se mostrar, está com as mãos presas por R$ 20.000.000, ganhos como consultor somente no ano eleitoral, e, destes, R$ 10.000.000, somente depois da eleição de Dilma e quando ele já fora escolhido ministro da casa Civil. Palocci tem que ficar calado, não aparecer, porque sempre que se mostra perguntam sobre seu assombroso crescimento financeiro. Nem Pelé ganhou tanto dinheiro em 1 ano.

Com a palavra, os brasileiros.

BANCADA DOS EVANGÉLICOS E BALCÃO DE NEGÓCIOS

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e seu kit homopromocional, conseguiu fazer com que muitos deputados da chamada bancada evangélica assumissem que dão sustentação ao governo mesmo sabendo que a tramoia corre solta no balcão de negócios petistas montado no planalto brasiliense. E mais, em bloco, eles pediram a demissão do ministro que, assumidamente, os enganou na última semana, ao dizer que não tinha a responsabilidade sobre o conteúdo do mesmo. Dois dias depois assumiu que seu ministério tinha plena responsabilidade. O líder do Partido Republicano, braço político do sr. Edir Macedo, Lincoln Portela (MG), da base do governo, apresentou a proposta da demissão, aplaudido pelos 35 parlamentares desse grupo que estava reunido.

“Nossa paciência chegou ao fim com esse ministro. Nós representamos 50 milhões de brasileiros [sério?]. Não o queremos no ministério (…).

O deputado Anthony Garotinho (PSB-RJ), evangélico, chegou a defender a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, como uma forma de atingir Haddad, e disse a frase mais clara que demonstra o toma-lá-dá-cá que o caracteriza:

Estamos dando fôlego a esse governo. Nossa decisão precisa ser política. Se eles querem salvar o Palocci, nós queremos salvar a família brasileira. Vamos trazer o ministro e ir a Dilma e exigir que demita o Haddad.

O mesmo Lincoln Portela foi contra a convocação de Palocci e defendeu o ministro no caso do aumento de seu patrimônio (…) – de aumento de patrimônio ilegalmente ele sabe muito, afinal, representa o Macedo. O senador Magno Malta (PR-ES), evangélico, ameaçou abandonar a base do governo.

”Se tiver que esticar a corda, vamos esticar. Se tiver que votar contra o governo ou deixar a base, vamos assim decidir. Esses filmes do Ministério da Educação mostram uma verdadeira academia de homossexuais. Vou fazer um discurso contra o Haddad. Vou bater para sangrar”.

O recado está dado, Dilmááá…. entregue a cabeça do Haddad e salve o Palocci… Mas será que este grupelho tem força para fazer uma chantagem deste tamanho, afinal, Haddad está lá para acabar com a educação brasileira desde o tempo de Lula.

RAPIDINHAS DE PALOCCI

NA VEJA on-line:

1. A Caixa Econômica Federal informou à Justiça Federal que o responsável pela violação dos dados bancários do caseiro Francenildo dos Santos Costa foi o gabinete do então ministro da Fazenda e hoje ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, ao vazá-los para a imprensa. É a primeira vez que o banco estatal responsabiliza o ex-ministro. Até então, dizia que apenas havia “transferido” os dados sob sigilo para o Ministério da Fazenda, sem acusar Palocci ou seu gabinete pelo vazamento. Segundo a apelação, “nem mesmo a Polícia Federal tem dúvida de que o assessor [Netto] do Ministério da Fazenda foi o responsável pela entrega das informações bancárias do autor à imprensa, com consequente divulgação, a partir de quando houve a quebra do sigilo”. A Caixa aponta que Palocci era o responsável pela guarda dos dados sigilosos.

2. Após retorno de Lula a Brasília e almoço do "cara" com senadores do PT, Gleisi Hoffmann ameaçou ampliar a discussão sobre o patrimônio de Palocci para todos os parlamentares que tem negócios privados, administradores de imóveis e atuam no mercado. Diz ela: - Será que é o caso de também levantarmos dúvidas sobre isso? Quer dizer: qual é o patrimônio dessas pessoas, o que arrecadaram durante o tempo em que estiveram em um cargo eletivo?

RAPIDINHO…

Na prática, Gleisi está dizendo: quem tem teto de vidro trate de guardar as pedras rapidinho. E lembre que o PT tem em suas mãos todas as ferramentas para levantar dados sigilosos de quem desejar, que o digam Francenildo e tantos outros. A ameaça é velada mas tem endereço certo.

NADA A VER MAS TUDO A VER

Os petistas estão preocupados com o desenrolar das investigações sobre corrupção na cidade de Campinas, onde o amigo do Lula, Dr. Hélio, pode sofrer processo de impeachment… A preocupação maior é que Lula e outros graduados são citados corriqueiramente em gravações telefônicas. As citações não são, digamos, muito cândidas…

JUSTIÇA INJUSTA

pimentanevesO jornalista Pimenta Neves se entregou à polícia por volta das 20.00h de ontem. Condenado em última instância a 15 anos de prisão pelo assassinato da ex-namorada Sandra Gomide, réu confesso, no ano de 2000. Entretanto, Pimenta Neves jamais ficará 15 anos na prisão. Em abril de 2013 Neves ganhará o direito de passar o dia onde bem entender e apenas dormir na cadeia [regime semi-aberto]. É o tipo de justiça injusta. Ele foi condenado… Mas será que é justo ele ficar tão pouco tempo assim na cadeia? Só a Sandra que perdeu: pegou prisão eterna.

ENTENDA

Em agosto de 2000 Pimenta Neves deu dois tiros na ex-namorada em um haras em Ibiúna. O jornalista confessou o crime e foi condenado a 19 anos de prisão em 2006 – pena reduzida para 18 anos por ter confessado o crime. Em seguida ele conseguiu habeas corpus e, em 2008, nova redução de pena, agora para 15 anos além de indenização à família de Sandra. Em julgamento nesta terça-feira, a 2ª Turma do Supremo confirmou decisão tomada em março pelo ministro Celso de Mello que considerou que o jornalista não tinha mais direito a recorrer [sua defesa apresentou 20 recursos protelatórios, isto é, para atrasar o cumprimento da pena]. Os ministros concordaram. Entenderam que não foram apresentados, pela defesa, argumentos novos em relação ao que decidira anteriormente o Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinando que ele comece a cumprir de imediato a pena, de quinze anos de prisão. O pai de Sandra disse que esperava que ele ficasse pelo menos 5 anos na cadeia. Esperança frustrada.

MORTE ANUNCIADA… SANTO OU MÁRTIR? NÃO, APENAS INTERRESSES.

A presidanta Dilma Roussef determinou que a PF investigue a morte de José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa, Maria do Espírito Santo, líder de camponeses na cidade de Nova Ipixuna, há 60km de Jacundá. Ribeiro e Maria vinham denunciando, desde o ano passado, o desmatamento na região, causando madeireiros e carvoeiros de planejarem seu assassinato a qualquer momento, no que muitos acreditavam ser uma manobra para garantir a própria vida:

- Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou para cima, eu denuncio os madeireiros, os carvoeiros e, por isso, eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmão Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci.

Ribeiro foi um dos destaques da TEDX Amazônia, fórum que ocorre desde 1984 e que neste ano discutiu a qualidade de vida no planeta. Outros que ao longo dos anos foram destaque foram Bill Gates, Al Gore e Michelle Obama.

terça-feira, 24 de maio de 2011

DEMOROU, MAS ELE VAI COMPARECER

lulapaloccicaradepauou: o professor tem que defender seus pupilos.

O chefe [Lula] do chefe da quadrilha do mensalão [José Dirceu] está de volta a Brasília [não é para tomar o lugar da presidanta não]. Ele volta com uma missão importantíssima para o governo petista: salvar a pele do companheiro Antônio Palocci, o homem de R$ 20.000.000,00. O governo está aguardando que Lula faça, hoje, a declaração em favor de Palocci.

Lula defender Palocci é algo que não deve causar nenhum constrangimento a nenhum dos envolvidos, afinal ele já defendeu Paulo Maluf, José Sarney, Severino Cavalcanti, José Genoíno, José Dirceu, Fernando Collor, Mohamed Ahmadinejad, Hugo Chavez, Manuel Zelaya, Fidel Castro, etc. etc. etc.

De que $erá que ele$ e$tão rindo me$mo?

DE VOLTA AO BATENTE: DIA DA MOCIDADE PRESBITERIANA

umpJAC

No sábado, 15 de maio, comemoramos o dia da Mocidade Presbiteriana. A SAF ofereceu um delicioso e já tradicional caldo após o culto. Na abertura os jovens participaram de uma atividade de degustação que teria como prêmio a ser entregue ao "Bocão 2011" o melhor de todos os alimentos, a Bíblia Sagrada. O vencedor foi o adolescente Vítor Araújo, que errou apenas 2 dos 11 alimentos.

No estudo trabalhamos com a fome que existe no mundo, e o quanto de alimento é desperdiçado anualmente no mundo, desde a plantação até o momento em que o consumidor joga os restos na lata de lixo. Lembramos que os alimentos desperdiçados no mundo na última década daria para alimentar os brasileiros por inacreditáveis 10.8 anos.

FILE0826

Por fim, lembramos que milhões perecem sem receber o alimento da alma, Jesus, e os cristãos muitas vezes escondem o alimento que estas pessoas [vizinhos, familiares, colegas de escola, lazer e trabalho]…

FILE0849

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MARINA, A ÉTICA

A ex-ministra e ex-senadora [e agora ex-ética] mas nunca ex-petista no coração mostra a que veio. Em nome da possibilidade de boicotar o novo código florestal ela defende ninguém menos que Antonio Palocci. É o toma-lá-dá-cá da velha política que Marina tanto diz ser contra, em nome de uma nova maneira de administrar. Ela deve estar querendo ajuda de Palocci para administrar alguma coisa. E aí, Palocci, algumas aulinhas? Por quanto?

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CENSURA… FUTEBOL TIRA DIREITO DE LIVRE EXPRESSÃO DE PENSAMENTO

O goleiro Deola, do Palmeiras, virou réu no TJD por ter publicado no Twitter uma ironia à arbitragem da semifinal contra o Corinthians. Em sua defesa Deola alegou que o comentário foi postado por sua esposa, que cuida do perfil do jogador na rede social. Mesmo assim, também caiu no artigo 258 e não escapou da pena: duas partidas de suspensão.

Para mim pouco importa quem tenha postado, se o Deola ou sua esposa. O fato é que já não se pode falar mais nada no mundo do futebol. Os cartolas aprontam e fica por isso mesmo. Os juízes erram e prejudicam meses de trabalho e planejamento, e fica por isso mesmo. Quem realmente faz o espetáculo já nem pode mais comemorar gols, e tampouco abrir a boca para reclamar. E como os juízes estão errando…

O que aconteceu com o Deola tem nome: é censura. Até onde eu entendo todos os brasileiros tem o direito de expressar sua opinião. Menos os jogadores de futebol sobre a sua profissão. Penso que, enquanto estão trabalhando [isto é, nos jogos, treinos e entrevistas coletivas] eles devem cuidar para não ofender a honra de ninguém. Mas têm o direito de dizer o que acham, se o juiz errou ou não, por exemplo. Às federações e ao Tribunal de Justiça Desportiva deve caber a vigilância e a tomada de providências para eventuais erros cometidos no exercício de sua profissão. Mas o que eles fazem em ambiente particular, como em sua casa, o TJD não tem qualquer ingerência. Não pode ter. Para eventuais ofensas há o Código Civil. Acho que o TJD-SP extrapolou de suas atribuições. E que o Deola deveria recorrer, se necessário, à justiça comum. O problema é que a justiça desportiva veda aos atletas e clubes brasileiros o direito que todos [atletas e clubes] tem assegurado na constituição: o direito de recorrer à justiça.

A TRAGÉDIA, OS ABUTRES E A CARNIÇA

Logo que houve a tragédia do terremoto no Japão, escrevi, entre outras coisas, sobre alguns tipos de abutres que estavam de olho no país devastado:

O primeiro tipo é ilustrado pelo ministro do trabalho do Brasil, o petebista Carlos Lupi. Ele afirmou que num primeiro momento o Brasil vai exportar menos para o Japão, mas eles vão precisar comer, comprar aço, madeira e outros commodities que o Brasil produz. Disse de maneira clara que o Brasil vai lucrar com a tragédia japonesa. O estúpido feito ministro disse: “O Brasil vai acabar, apesar de não desejarmos essa tragédia para ninguém, não tendo prejuízo, até ganhando com isso”. Em outras palavras, o Lupi, ministro do trabalho, esfrega as mãos de contentamento porque isto pode gerar mais empregos no Brasil. É o jogo do contente ao contrário [leia o livro Pollyanna, de Elleanor H. Porter para saber o que é o jogo do contente].

O que o Lobo não contava é com os efeitos residuais da crise. E eles não tardaram a chegar ao Brasil. O Japão já está, oficialmente, em recessão, e a Honda, montadora japonesa, resolveu demitir 400 funcionários da fábrica em Sumaré - SP. A alegação para as dispensas é que não há o que montar, pois a produção no Japão foi afetada pelo terremoto. Em todo o mundo, a montadora sofre com a queda no fornecimento de componentes desde o terremoto ocorrido em março.

Até aí, só nos resta lamentar. Não é o que pensa o sindicado dos metalúrgicos de Campinas e região. Eles protocolaram uma ação no Tribunal Regional do Trabalho, contestando a decisão da Honda. Querem que a montadora não demita, mesmo que ninguém esteja trabalhando e a empresa não esteja produzindo ou cuja produção esteja seriamente comprometida. Duvido que eles mantenham funcionários de alguma empresa que possuam e que não esteja produzindo.

UMA MORTE USPIANA

Tenho acompanhado a polêmica em torno do assassinato de Felipe Ramos de Paiva, aluno na USP. Há duas coisas que considero simplesmente absurdas: a posição do reitor e de muitos alunos e professores de não solicitarem a presença de forças policiais – e a proibição, embora não oficial, de haver policiamento ostensivo na área equivalente a mais de 440 campos de futebol. Quem é contra diz que a universidade é solo sagrado e quem defende diz que chegou a hora de ter segurança oficial. “Seria muito prudente termos a Polícia Militar aqui para dar segurança para os nossos alunos, para os nossos professores e para os nossos funcionários”, diz o diretor da FEA, Reinaldo Guerreiro. O reitor da USP fugiu à responsabilidade e transferiu a decisão de ter ou não a PM para alunos, funcionários e professores. “O reitor, ele não é solitariamente competente, no sentido jurídico do termo, para tomar providências que a própria comunidade não queira”, explica o reitor João Grandino Rodas.

A segunda, mais intrigante ainda, é: porque tanta polêmica com a morte de um USPiano quando milhares de jovens morrem todos os dias Brasil afora e ninguém fala nada? Tanta pressa por tomar providências na USP e nenhuma em resolver o problema do restante da população.

O que há de melhor nos  USPianos? Ou o que há de pior nos brasileiros?

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A DROGA DA ANTIDROGA… por JOSÉ SERRA

Em site do economista José Serra

A respeito do consumo de cocaína no Brasil, diretamente ou via crack e oxi, há pelo menos duas certezas: a) o governo federal continua achando que o problema não é tão grave; b) seguirá fingindo que vai enfrentá-lo. Essas certezas são asseguradas pela própria Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD, cuja titular deu ontem entrevista à Folha. A dose de insensatez por centímetro de texto é das mais elevadas dos últimos tempos, o que não é pouco dizer. Entre outras coisas, ela se manifesta contra as clínicas de internação e tratamento de dependentes químicos (posição tradicional do PT), minimiza o impacto da cocaína e seus derivados na população brasileira, ameniza seus efeitos sobre a saúde das pessoas, e anuncia que “o governo está investindo no patrulhamento das fronteiras” por onde entra a droga. Maravilha.

Só que o governo atual está desinvestindo no já precário patrulhamento das fronteiras, como apontei em dois textos – um deste site e outro no Estadão. O próprio ministério da Saúde estima em 600 mil o número de usuários do crack no Brasil. Apenas em São Paulo, e de janeiro a abril deste ano, a polícia estadual apreendeu cerca de 4,3 toneladas de cocaína e crack.

A coisa menos insensata que decorre da entrevista é a demonstração de que o programa do governo federal de combate ao crack, anunciado melodramática e enfaticamente durante a campanha eleitoral, nunca saiu nem vai sair do papel ou das telas da propaganda televisiva.

VEJA MOSTRA BLINDAGEM A ANTÔNIO PALOCCI NA CÂMARA

Gabriel Castro e Luciana Marques

Uma manobra explícita da base governista impediu a votação de um requerimento pedindo a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar esclarecimentos sobre o crescimento de seu patrimônio. A oposição já havia anunciado que iria apresentar o requerimento na sessão desta quarta-feira da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Para evitar a exposição, o presidente da comissão, Sérgio Britto (PSC-BA), simplesmente cancelou o encontro, que estava marcado para as 9h30h.
O argumento: como também havia uma sessão do plenário agendada para a manhã desta quarta, a comissão não poderia se funcionar. A explicação não se sustenta. O regimento da casa veta apenas que as comissões deliberem enquanto a ordem do dia está em andamento. Em situações como a desta quarta-feira, as comissões iniciam os trabalhos e seguem em reunião até que a ordem do dia se inicie – o que geralmente acontece com grande atraso.
Nesta terça-feira, a presidente em exercício da casa, Rose de Freitas (PMDB-ES), convocou uma sessão extraordinária para as 9 horas desta quarta, o que permitiu a manobra dos aliados para blindar Palocci. Em pauta, está o requerimento da oposição que pede a votação imediata do Código Florestal.
Outras comissões também foram canceladas em cadeia, como a de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça. Militantes e parlamentares do PSDB tentaram colar cartazes no corredor das comissões. As mensagens dizem "Blindagem ao Palocci". Alguns cartazes foram arrancados pela segurança da Câmara. Diante da manobra, a oposição correu para a Comissão de Agricultura e conseguiu quórum para abertura dos trabalhos. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou, então, um requerimento para convocação de Palocci. No entanto, a comissão foi suspensa novamente pelos governistas e houve muito bate-boca. Dois cartazes com a expressão "Blindagem ao Palocci" foram fixadas na parede que fica atrás da mesa principal da sala. "Estão impedindo que o todo-poderoso venha aqui prestar esclarecimento por causa de seu enriquecimento fabuloso. O que ele tem a esconder? Por que não pode mostrar ao Brasil as empresas que contrataram sua consultoria quando era deputado federal? O governo quer colocar mordaça na oposição", criticou o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA). Ele apresentará ainda hoje um requerimento no Plenário da Casa para convocação do ministro da Casa Civil.

POR QUE PALOCCI NÃO PODE FALAR?

PORQUE UM MINISTRO DE ESTADO NÃO PODE FALAR COM O CONGRESSO?

MELANCIAS BOMBÁSTICAS

Os chineses, que usam quantidades astronômicas de produtos químicos para aumentar a produção alimentar, estão às voltas com um fenômeno inusitado: uma onda de explosões de melancias. Em apenas uma cidade, Danyang, na província de Jiangsu, 50ha de plantações foram perdidas. A principal explicação relaciona o fenômeno ao uso de 'forchlorfenuron', um produto químico utilizado para acelerar o crescimento da fruta [favorece a divisão celular e, desta forma, aumenta o tamanho da fruta, melhorando sua cor e rendimento], informaram os principais veículos de comunicação do país.

CHEGA DE LEÕES E MICOS

A Comissão do Meio Ambiente do Senado aprovou relatório do senador Aloysio Nunes [PSDB/SP] referente a projeto de lei que proíbe a utilização de animais em circos no Brasil. Só não relata se cavalos e cachorros estão na lista. A justificativa é que o "emprego de animais em espetáculos circenses tem despertado fortes críticas em amplos segmentos da sociedade brasileira, notadamente naqueles voltados à defesa do meio ambiente".

Minha pergunta é: este é o maior problema que o Brasil tem para os nossos senadores estarem preocupados? Assim, até o Suplicy e sua desimportância [me perdoem o neologismo, desimportância = importância nenhuma, importância negativa] está no nível da discussão. E esses caras ganham mais de R$ 20.000, por mês…

terça-feira, 17 de maio de 2011

AINDA TEM GENTE SENSATA NO RIO DE JANEIRO

Depois do governador Sérgio Cabral incentivar o uso indevido de bens públicos [fardas, veículos] uma voz sensata se levantou no Rio de Janeiro. O comandante geral da PM, cel. Mário Sérgio Duarte disse que fardas da polícia e dos bombeiros nas paradas do orgulho gay, no Rio de Janeiro, por enquanto, só as de fantasia, apesar da incentivada politiqueira de Cabral. Disse ele: “o regimento interno proíbe o uso de uniforme e equipamentos, como viaturas, fora do trabalho. Nós respeitamos a individualidade de cada policial. Ele poderá ir sem uniforme, se estiver fora do horário de trabalho. A PM é uma instituição que respeita e não interfere na orientação de cada um, mas enquanto instituição, a Polícia Militar quer se manter viril”, afirmou. Cabral vai posar de progressista, e o coronel, que zela pelo cumprimento da lei, de retrógrado. Mas é um preço a pagar, não é, Bolsonaro? Os agentes do estado não podem desfilar fardados e com as viaturas da corporação pois isto fere os estatuto das instituições a que pertencem. Perguntado por jornalistas, Cabral procurou negar qualquer divergência com o homem forte da PM.

Cabral fez parceria com Ed Motta dizendo que nos países civilizados como Estados Unidos e na Europa representantes das entidades civis e governamentais tem direito à sua expressão sexual. Dois erros: 1. O Brasil não é civilizado, sr. Cabral? Olha aí o governador fazendo parceria com Ed Motta; 2. Qualquer um tem direito à expressar sua opção sexual, mas não no ambiente de trabalho. Isto é prevaricação.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL